Inovação no Agronegócio: um estudo sobre o processo de desenvolvimento de produto

Bruno Anicet Bittencourt, Ana Carolina Salles, Ana Paula Alves

Resumo


Inovar é um dos elementos fundamentais para garantir a competitividade das empresas no ambiente de negócios contemporâneo. Nesse contexto, discussões sobre competitividade e inovação no agronegócio, particularmente na ovinocultura, vêm ganhando cada vez mais espaço. Assim, o objetivo deste estudo é analisar o processo de desenvolvimento de um novo produto em uma empresa do segmento de ovinocultura. Para tanto, realizou-se um estudo de caso único, em que foram entrevistados os proprietários de uma empresa localizada estado do Rio Grande do Sul. Os dados foram analisados a partir de três categorias do processo de desenvolvimento de produto baseadas na literatura: pré-desenvolvimento, desenvolvimento e pós-desenvolvimento. Os resultados apontam que, mesmo fazendo parte de um setor agroindustrial considerado low tech, a empresa é capaz de inovar através do desenvolvimento de um novo produto. Ainda, é preciso considerar estratégias de orientação tecnológica e mercadológica para que o processo de desenvolvimento tenha maior eficiência. Espera-se contribuir para a temática da inovação no agronegócio, bem como incentivar que empresas do setor percebam a importância da inovação para sua sobrevivência no mercado.


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DOI: http://dx.doi.org/10.18256/2359-3539/reit-imed.v3n2p3-15

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ISSN 2359-3539

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