Informática Educativa: Reflexões na Educação Contribuições da Informática Educativa

Ariane Mileidi Pazinato, Francieli Meinerz Forigo, Amilton Rodrigo de Quadros Martins, Mario Piredu

Resumo


Este texto tem por objetivo provocar reflexões a cerca das características das novas tecnologias da informação e comunicação que suportam a Informática Educativa e que são evidenciadas pelo seu âmbito comunicacional e social. Inicialmente faz-se introdução sobre o tema, com apoio em autores que circulam pelos ambientes educacionais e digitais. Em seguida conceitua-se a Informática Educativa contextualizando-a com a mudança do papel dos professores e dos alunos. Depois são realizados alguns apontamentos sobre como o conhecimento tem fluído pelos espaços de ensino, principalmente com o auxílio das tecnologias e de forma virtual. Por fim, a partir das constatações realizadas teoricamente foi possível identificar que as tecnologias digitais e de rede possuem características que podem potencializar significativamente o processo de ensino e aprendizagem, no entanto, é preciso que o professor reconheça o seu papel e procure pela continuidade de sua formação.


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DOI: http://dx.doi.org/10.18256/2359-3539/reit-imed.v3n2p48-54

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ISSN 2359-3539

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