Conhecendo o empreendedorismo através do olhar dos estudantes do campus Pelotas/Instituto Federal Sul-rio-grandense

Erica Pereira Martins, Diego Rodrigues Pereira, Pâmela Ferreira Cruger

Resumo


O mercado de trabalho vem sofrendo profundas transformações e neste novo contexto econômico passam a ser demandados não só empregados, mas também pessoas que possam criar novos postos de trabalho por meio da abertura de empresas. Nesse cenário, salienta-se o papel das instituições de ensino. Oferecer uma formação que contemple a educação empreendedora se torna um dever para o propósito de promover uma efetiva preparação profissional do aluno. Considerando isso, foi definido como objetivo geral desta pesquisa conhecer as perspectivas dos estudantes do Campus Pelotas do Instituto Federal Sul-rio-grandense em relação ao tema Empreendedorismo. Para tal, foi elaborado um questionário a fim de identificar quais interesses, motivações e grau de conhecimento sobre o tema por parte dos estudantes, aplicado diretamente nas salas de aula. A pesquisa totalizou 1.150 alunos respondentes, pertencentes ao ensino técnico, tecnológico, superior e pós-graduação. Os principais resultados foram: 82% dos participantes já ouviu falar sobre empreendedorismo; 66,9% participaria de ações voltadas ao desenvolvimento do empreendedorismo e, 84,7% gostaria de aprender sobre empreendedorismo durante sua formação escolar. Estes resultados demonstram que há necessidade e interesse dos estudantes em aprender sobre empreendedorismo durante sua formação acadêmica.


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18256/2359-3539/reit-imed.v3n1p41-51

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




ISSN 2359-3539

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.