Diferenças Quanto ao Desempenho na Atenção Concentrada de Crianças e Adolescentes com e sem TDAH

Regina Maria Fernandes Lopes, Roberta Fernandes Lopes do Nascimento, Fernanda da Cunha Sartori, Irani I. de Lima Argimon

Resumo


A atenção é um processo neuropsicológico complexo que tem a função de facilitar a atividade mental selecionando estímulos mais importantes, dentre outros que estão ocorrendo no mesmo momento, de acordo com a necessidade do organismo. Algumas dificuldades encontradas em relação à atenção se referem à distração, esquecimentos, repetição de erros e necessidade de perguntar mais de uma vez a mesma coisa. O objetivo deste estudo é avaliar as diferenças quanto a atenção concentrada através do D2 Teste de Atenção Concentrada em 60 crianças e adolescentes, com e sem TDAH, com idade entre 9 e 15 anos. Os achados mostram que o D2  é um instrumento sensível para avaliar essa função na população investigada, porém sugere-se um estudo envolvendo uma amostra maior. O estudo também mostrou que existem diferenças significativas entre os grupos, que o grupo com TDAH apresentou um pior desempenho.


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18256/2175-5027/psico-imed.v2n2p377-384

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




ISSN 2175-5027

Licença Creative Commons

Revista de Psicologia da IMED, da IMED é licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

BASES DE DADOS E INDEXADORES

 DOAJ.jpg Periódicos CAPES
latindex.jpg
 
dialnet.png
 
REDIB
Diadorim.jpg
    SIS
circ.png