Com Grandes Poderes Vem… O Que? Super-Heróis, Agressividade e Pró-Sociabilidade em Adolescentes

Isabella Silva Santos, Carlos Eduardo Pimentel, Maria Helena Venâncio de Vasconcelos, Robinson Pierre Pereira da Silva Junior, Amanda Barros de Abreu

Resumo


Os super-heróis são parte da cultura contemporânea, tendo cada vez mais destaque, especialmente entre os adolescentes. Nesse sentido, compreender a influência desse tipo de personagem é necessário para o contexto social e educacional. Assim, o objetivo deste estudo foi compreender as relações entre o contato com super-heróis, a agressividade e a pró-sociabilidade, considerando o impacto da personalidade e do gênero dos participantes. Ao todo, 240 estudantes de uma escola pública entre 12 e 18 anos, responderam aos seguintes instrumentos: Escala de Contato com Super-heróis, Questionário de Agressão, Escala de Pró-sociabilidade, Big Five Inventory-10 e perguntas sociodemográficas. Foram utilizadas análise fatorial, análises descritivas, correlações bivariada e parcial e regressão linear múltipla para analisar as informações. Os resultados indicaram diferenças na relação dos construtos em respondentes do gênero feminino (quando o contato com super-heróis se associou positivamente à pró-sociabilidade) e masculino (quando o contato associou-se negativamente à pró-sociabilidade e positivamente à raiva). Contudo, não foram observadas relações de predição em nenhum dos casos. Assim, existe a possibilidade de propor meios para a concepção de intervenções que utilizem super-heróis para discutir o que leva alguém a ser agressivo ou pró-social.


Palavras-chave


psicologia do adolescente; traços de personalidade; interação social; gênero.

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DOI: https://doi.org/10.18256/2175-5027.2018.v10i2.2866

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