Habilidades Sociais e o Abuso de Drogas no Contexto Familiar

Leda Rúbia Corbulim Maurina, Claudia Mara Bosetto Cenci, Marcia Fortes Wagner, Ana Caroline Martinelli, Priscila Cerutti, William Webber Cecconello

Resumo


O presente artigo é uma revisão bibliográfica que objetiva relacionar os temas: habilidades sociais, família e abuso de drogas. Para a realização da pesquisa foi feita uma busca nas bases de dados Scielo, Pepsic e BVS, bem como consultados livros referentes à temática abordada. Pode-se dizer que em todos os tempos e civilizações o abuso de drogas esteve presente, sendo assim, não se pode pensar em uma sociedade sem drogas em função da busca pelos efeitos múltiplos que as substâncias podem proporcionar aos indivíduos, entre eles, a luta contra algum sofrimento decorrente de relações insatisfatórias. Neste contexto, a família se torna extremamente importante, visto que as relações familiares necessitam de competências interpessoais de seus membros para que desenvolvam convivências satisfatórias, oferecendo um ambiente de proteção diante de eventos ameaçadores.

Palavras-Chave: Habilidades sociais, drogas, família.

 


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18256/2175-5027/psico-imed.v4n2p715-722

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




ISSN 2175-5027

Licença Creative Commons

Revista de Psicologia da IMED, da IMED é licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

BASES DE DADOS E INDEXADORES

 DOAJ.jpg Periódicos CAPES
latindex.jpg
 
dialnet.png
 
REDIB
Diadorim.jpg
    SIS
circ.png