Chamada: Proposta de Números Temáticos

Revista de Psicologia da IMED

Chamada para Números Temáticos

 

A Revista de Psicologia da IMED é um periódico eletrônico semestral editado e publicado pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia, pertencente à Escola de Saúde da IMED Campus Passo Fundo. Tem como principal objetivo a disseminação dos resultados inéditos de pesquisas em psicologia realizadas no Brasil e no exterior que estejam em consonância com as linhas de pesquisa do Mestrado em Psicologia da IMED.

Visando se constituir como um periódico referência na disseminação de pesquisas relevantes para a sociedade, a RPI fomentará a publicação de números temáticos que estejam em sintonia com demandas sociais. Para tal, anualmente, a RPI divulgará em seu website período para submissão de propostas de números temáticos.

A chamada para o número temático a ser publicado em 2021 está aberta. As propostas de número temático devem estar em consonância com a seguinte linha do mestrado em Psicologia da IMED: Organizações, Avaliação e Intervenções Psicossociais (ver descrição abaixo). O prazo final para envio de propostas é 09 de novembro de 2020. As propostas devem ser encaminhadas para o e-mail da revista (revistapsico@imed.edu.br) em arquivo pdf. O resultado da chamada será divulgado a partir de 23 de novembro de 2020.

 - Organizações, Avaliação e Intervenções Psicossociais: artigos sobre o comportamento humano no contexto organizacional amplo, contemplando estudos em diversas organizações, como empresas, escolas, hospitais, universidades, comunidade, grupos e outras instituições da gestão pública. Artigos provenientes de estudos que tenham por objetivo avaliar e intervir nos processos psicossociais que ocorrem nas respectivas organizações, incluindo: avaliação dos fatores humanos, gestão de pessoas, processos grupais e organizacionais, dinâmica do comportamento em organizações, aprendizagem organizacional, políticas públicas relacionadas ao trabalho, formas de subjetivação no trabalho, prevenção e promoção da saúde do trabalhador e da qualidade de vida.

Pesquisadores vinculados a Programas de Pós-graduação Stricto Sensu em Psicologia ou áreas afins, interessados em editorar o número temático poderão submeter proposta à RPI. A proposta deve conter, nessa ordem: 1) editor/a ou editores/as responsável/is, 2) apresentação do tema a ser abordado, 3) justificativa sobre o tema escolhido, 4) número de artigos (mínimo 15 e máximo 20) a serem inclusos com lista prévia de títulos e respectivos autores (obs.: não é permitido que haja mais de um artigo por autor/a); 5) prazos para submissão dos artigos, avaliação pelos pareceristas e publicação do número temático.

Os artigos submetidos aos números temáticos terão o mesmo tratamento dos demais artigos, devendo respeitar todas as normas da RPI. Caberá ao/à editor/a ou editores/as a escrita do editorial do número temático, que poderá ser feita em parceria com o editor-chefe da revista, quando pertinente. As propostas recebidas pela RPI serão analisadas pela equipe e conselho editorial. Caberá ao editor-chefe, após análise da equipe e conselho editorial, emitir decisão acerca da proposta submetida.