Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Revista de Psicologia da IMED?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

Linha editorial

A Revista de Psicologia da IMED, editada e publicada eletronicamente pelo Curso de Psicologia da IMED/Faculdade Meridional, possui periodicidade semestral e tem por missão a divulgação da produção científica em psicologia, de origem nacional e estrangeira. Os trabalhos publicados objetivam refletir o que há de mais recente na pesquisa psicológica em suas diversas áreas; portanto, os textos devem possuir caráter original.

Os trabalhos serão aceitos preferencialmente em inglês, e alternativamente em português, somente.

As modalidades de publicação estão distribuídas da seguinte forma:

Relatos de pesquisas: trabalhos empíricos, com seres humanos ou animais, analisando fatores que influenciam seu comportamento.

Estudos teóricos: trabalhos que não demandaram pesquisa empírica, restringindo-se a revisões sistemáticas ou metanálises.

Discussões: visam apresentar análises sobre o campo psicológico, buscando problemas novos ou novos enfoques a problemas já existentes. Inclui análises sobre o trabalho do psicólogo, políticas da profissão, etc.

Relatos de experiência: informes sobre práticas na área da psicologia, propondo abordagens em temas diversos.

Estudos de caso: estudos conduzidos com pacientes, empresas ou outras entidades que possuem como objetivo apresentar e analisar a situação atual, intervenções e resultados do processo.

Resenhas: seção que apresenta análises de obras psicológicas ou afins.

 

1. Documentos necessários para submissão

Para auxiliar os autores no processo de conferência dos documentos para submissão, pedimos que confiram cuidadosamente as instruções abaixo.

A submissão deve conter:

- Folha de rosto completa com: título completo e título resumido, ambos em inglês ou em português e inglês (se o texto está em português), titulação e filiação institucional, telefone e email de contato de todos os autores (somente os emails serão disponibilizados na publicação)

- Carta de submissão de artigo: assinada por todos os autores (modelo disponível no final deste documento), em formato .pdf, .gif ou .jpeg

- Carta de aprovação de Comitê de Ética em Pesquisa (CEP): se o artigo for derivado de pesquisa empírica com seres humanos, é obrigatória a anexação de uma cópia da folha de aprovação da pesquisa emitida pelo CEP, com o número do protocolo. A não apresentação deste documento automaticamente exclui a possibilidade de publicação do artigo. Formato .pdf, .gif ou .jpeg

- Artigo propriamente dito: máximo 6.000 palavras, incluindo a folha de rosto (sem a identificação dos autores) e as referências bibliográficas, em .doc, .docx ou .rtf

- Materiais anexos, se necessário: materiais tais como tabelas, gráficos, figuras, devidamente identificados e com correspondência clara  no artigo, em .doc, .docx ou .rtf

Todos estes materiais devem ser postados no portal da Revista, conforme segue.

 

2. Processo de submissão de trabalhos e avaliação

Somente serão aceitos artigos inseridos no portal da Revista de Psicologia da IMED http://seer.imed.edu.br/index.php/revistapsico, conforme os passos abaixo. Artigos recebidos por outros meios (email, impresso) não serão avaliados.

Fazer o login no portal da Revista para efetuar a submissão dos trabalhos. Para novos autores, é necessário cadastrar seus dados pessoais e senha. O campo para login está no menu à direita.

Após cadastro, pode-se efetuar a submissão de artigos, clicando em Iniciar nova submissão

Passo 1: Escolha a seção apropriada para a submissão, selecionando uma das alternativas. Não é possível selecionar "Editorial", pois esta seção é exclusiva dos editores.

Confirme que a submissão está em conformidade com as condições seguintes, marcando as caixas de seleção:

- A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista

- O artigo está em formato .doc, .docx ou .rtf

- Todos os endereços "URL" no texto (ex.: http://www.imed.edu.br) estão ativos.

- O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

- Foram observados os aspectos éticos de pesquisa com seres humanos, como submissão e aprovação do trabalho por Comitê de Ética em Pesquisa, no caso de pesquisa empírica.

- O artigo respeita as normas éticas de redação e referência aos autores consultados, sendo que todos eles são adequadamente citados nas referências bibliográficas e são observados direitos autorais respectivos.

- O artigo não faz referência ao nome dos autores, preservando o anonimato aos avaliadores e o processo de avaliação cega (blind peer review).

- Selecionar a caixa referindo que os autores concordam com os termos da Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a esta submissão caso seja publicada nesta revista.

Se necessário, os autores podem efetuar comentários para o editor, em campo específico.

- Salvar e continuar para o Passo 2

 

Passo 2: Transferência do manuscrito

- Transferir neste passo apenas o manuscrito, em formato .docx, .doc ou .rtf, sem identificação dos autores seguindo as instruções presentes na página.

- Após confirmação do envio, salvar e continuar

 

Passo 3: Metadados da submissão (Indexação)

- Preencher e confirmar os dados de todos os autores

- Inserir título completo e resumo, em inglês ou em português, conforme a língua do artigo

- Incluir keywords ou palavras-chave do artigo no campo Indexação, separadas por ponto e vírgula

- Apontar agências de fomento, se a pesquisa recebeu financiamento específico

- Incluir a lista de referências bibliográficas do artigo, na formatação APA

 

Passo 4: Transferência de documentos suplementares

Nesta seção, incluir os documentos abaixo, preferencialmente nesta ordem:

- Folha de rosto completa: com título completo e título resumido, ambos em inglês ou em português e inglês (se o texto está em português), titulação e filiação institucional, telefone e email de contato de todos os autores (somente os emails serão disponibilizados na publicação)

- Carta de submissão de artigo: assinada por todos os autores (modelo disponível no final destas normas), em formato .pdf, .gif ou .jpeg

- Carta de aprovação de Comitê de Ética em Pesquisa (CEP): se o artigo for derivado de pesquisa empírica com seres humanos, é obrigatória a anexação de uma cópia da folha de aprovação da pesquisa emitida pelo CEP, com o número do protocolo. A não apresentação deste documento automaticamente exclui a possibilidade de publicação do artigo. Formato .pdf, .gif ou .jpeg

- Materiais anexos, se necessário: materiais tais como tabelas, gráficos, figuras, devidamente identificados e com correspondência clara no artigo, em .doc, .docx ou .rtf

 

A falta de documentos complementares indispensáveis automaticamente excluirá o artigo do processo de submissão, devendo este ser excluído pelos autores e novamente submetido.

 

Passo 5: Confirmação da submissão

- Os autores devem conferir se todos os documentos foram adequadamente inseridos e clicar "Concluir submissão"

Após efetuar a submissão, os autores receberão email de confirmação da submissão do artigo para a Revista. Poderão também acompanhar a tramitação fazendo o login e clicando no link do artigo respectivo.

 

3. Recebimento dos artigos e processo de avaliação

Os trabalhos recebidos serão inicialmente apreciados pelo editor, conferindo as partes do material e documentos complementares.

O artigo será enviado, sem identificação, para consultores da revista (blind peer review), os quais que darão o parecer sobre a viabilidade ou não da publicação. Os pareceres dos consultores serão formulados de acordo com três possibilidades:

a) Artigo aceito: não há necessidade de reformulações, estando plenamente de acordo com as normas da Revista.

b) Artigo aceito com a necessidade de reformulações: não há necessidade de ajustes, de cunho metodológico ou formal, sendo sugeridas modificações pontuais que precisam ser estritamente observadas pelos autores.

c) Artigo não aceito: situação na qual o trabalho foi considerado não adequado, seja em termos metodológicos, éticos, de estrutura do texto e/ou de normas da Revista, a partir dos critérios de estruturação dos artigos.

Os autores receberão cópia do parecer dos avaliadores, com as devidas observações, orientando-os a eventuais ajustes no texto se necessário.

 

4. Normas para apresentação de manuscritos

A apresentação dos manuscritos, bem como as citações dos autores ao longo do texto e a elaboração da lista de referências bibliográficas, devem seguir as diretrizes do Manual de Publicação da American Psychological Association, 6ª edição (APA, 2012).

Dessa forma, os manuscritos devem ser encaminhados em fonte Times New Roman, tamanho 12, texto não justificado e espaçamento duplo. A configuração para as margens superior, inferior, esquerda e direita deve ser de 2,54cm e todas as páginas devem receber numeração, iniciando pela folha de rosto.

O artigo deve ter, no máximo, 6.000 palavras, incluindo folha de rosto sem identificação, resumo, abstract e referências bibliográficas.

Recomendamos a utilização de editor de texto Windows®, 97 ou superior, em formato .docx ou .doc, ou documento OpenOffice®, no formato .rtf

 

5. Estrutura dos trabalhos

O artigo enviado para a Revista deve ter os seguintes tópicos:

 

1. Folha de rosto sem identificação:

- Título completo em inglês, ou em português e inglês para textos em português, centralizado no topo da folha.

- Título abreviado para cabeçalho (com, no máximo, 7 palavras).

- Nome completo de cada um dos autores, seguido de titulação e vínculo institucional por ocasião da submissão do trabalho.

- Se necessário, agradecimentos dos autores e informação sobre financiamento e apoio institucional ao projeto.

- Mencionar a presença de conflito de interesses, quando for o caso.

2. Folha contendo abstract, keywords, resumo e palavras-chave:

- Resumo: máximo de 200 palavras. O resumo deve conter os dados essenciais do texto, tais como o objetivo do estudo, a descrição do método, os principais resultados e as conclusões ou implicações da pesquisa. Para outros trabalhos que não estudos empíricos, os autores deverão apontar a fundamentação teórica, a discussão ou apresentação das informações do trabalho, e conclusões.

- Palavras-chave: mínimo de três e máximo de cinco termos.

- Abstract: tradução em inglês do resumo.

- Keywords: em inglês, com o mínimo de três e máximo de cinco termos.

 

3. Texto:

Artigo propriamente dito. Deve ter uma organização de reconhecimento fácil, sinalizada por um sistema de títulos e subtítulos, se necessário.

No caso de relatos de pesquisa, deverá apresentar: introdução integrada com justificativa, fundamentação teórica e objetivos do estudo; método, identificando participantes, instrumentos, procedimentos, questões éticas e análise de dados; resultados; discussão; e referências.

Não utilizar notas de rodapé, a não ser em casos de relevância e necessidade excepcionais. Se imprescindíveis, deverão ser colocadas ao pé das páginas, ordenadas por algarismos arábicos que deverão aparecer imediatamente após o segmento de texto ao qual se refere a nota.

Os locais sugeridos para inserção de figuras e tabelas deverão ser indicados no texto. Por exemplo: Tabela 1

 

4. Referências bibliográficas:

As referências bibliográficas deverão seguir as normas do Manual de Publicação da American Psychological Association, 6ª edição (APA, 2012).

 

Direitos autorais

A Revista de Psicologia da IMED, da Faculdade Meridional/IMED é licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Compartilhada Igual 3.0 Não Adaptada.

Textos, posicionamentos teóricos e ideológicos contidos nos trabalhos propostos são de inteira responsabilidade dos autores.

 

*A Carta de submissão de artigo, abaixo, pode ser copiada e colada em editor de texto. Após todos os autores assinarem, deve ser escaneada e inserida junto com o artigo, cf. instruções acima.

--

 

Carta de submissão de artigo – Revista de Psicologia da IMED

 

____________, ____ de ___________ de 20____.

Para Prof.ª Dr.ª Camila Rosa de Oliveira

Editora da Revista de Psicologia da IMED

Faculdade Meridional IMED

Passo Fundo – RS

 

Os(as) autores(as) submetem à Revista de Psicologia da IMED o manuscrito "__________________" para possível publicação. Declaramos que o manuscrito foi redigido de acordo com as diretrizes da Revista, respeitando-se os termos nacionais e internacionais de direitos autorais, e eximem a Revista de Psicologia da IMED de quaisquer responsabilidades legais perante a violação dos direitos autorais dos autores consultados e fontes bibliográficas mencionadas no artigo.

Ressaltamos que o presente manuscrito não foi publicado anteriormente e não foi enviado simultaneamente para nenhum outro periódico para avaliação. No caso do manuscrito ser produto de pesquisa empírica com seres humanos, afirmamos que esta investigação foi conduzida de acordo com a Resolução 466/2012 e/ou 510/2016 do Ministério da Saúde, as quais regulamentam as pesquisas com seres humanos. Dessa forma, também anexamos ao manuscrito a folha de aprovação de Comitê de Ética referente à pesquisa desenvolvida. Ainda, declaramos que a Revista de Psicologia está eximida de quaisquer responsabilidades legais perante alguma infração dos aspectos éticos.

Atenciosamente,

Nome legível do(s) autor(es)

Assinatura

 

 

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  2. O artigo está em formato .docx, .doc ou .rtf
  3. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  4. Foram observados os aspectos éticos de pesquisa com seres humanos, como submissão e aprovação do trabalho por Comitê de Ética em Pesquisa, no caso de pesquisa empírica.
  5. O artigo respeita as normas éticas de redação e referência aos autores consultados, sendo que todos eles são adequadamente citados nas referências bibliográficas e são observados direitos autorais respectivos.
  6. O artigo não faz referência ao nome dos autores, preservando o anonimato aos avaliadores e o processo de avaliação cega (blind peer review).
 

Declaração de Direito Autoral

Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a Revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, conforme a licença Creative Commons abaixo.


A Revista de Psicologia da IMED exime-se de quaisquer responsabilidades civis ou legais em relação aos conteúdos publicados, ficando estes a cargo dos respectivos autores.

 

Licença Creative Commons

Revista de Psicologia da IMED, da Faculdade Meridional/IMED é licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Compartilha Igual 3.0 Não Adaptada.


Baseado no trabalho de http://seer.imed.edu.br/index.php/revistapsico

 

Política de Privacidade

Names and adresses will only be used to services of this Journal, and will not be disclosed to another purposes, subjetcts or people.

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.