A Revista de Psicologia da IMED é um periódico eletrônico semestral editado e publicado pela Escola de Saúde da IMED Passo Fundo. Destina-se à publicação de artigos originais, com ênfase em artigos empíricos, que estejam em consonância com as linhas de pesquisa do Mestrado em Psicologia da IMED:

- Organizações, Avaliação e Intervenções Psicossociais: artigos sobre o comportamento humano no contexto organizacional amplo, contemplando estudos em diversas organizações, como empresas, escolas, hospitais, universidades, comunidade, grupos e outras instituições da gestão pública. Artigos provenientes de estudos que tenham por objetivo avaliar e intervir nos processos psicossociais que ocorrem nas respectivas organizações, incluindo: avaliação dos fatores humanos, gestão de pessoas, processos grupais e organizacionais, dinâmica do comportamento em organizações, aprendizagem organizacional, políticas públicas relacionadas ao trabalho, formas de subjetivação no trabalho, prevenção e promoção da saúde do trabalhador e da qualidade de vida.

- Saúde, Avaliação e Intervenções: artigos sobre o comportamento humano e sua interface com a clínica psicológica, abordando as questões de saúde e doença, avaliação, diagnóstico e intervenções em diferentes contextos, relacionados com qualidade de vida. Contempla artigos advindos de estudos com indivíduos, grupos ou famílias; referentes à psicopatologia, saúde mental, interações sociais, habilidades sociais ou neuropsicologia, tendo, portanto, em sua base uma clínica ampla. Desta forma, os artigos devem estar relacionados à compreensão, à avaliação e a intervenções em processos clínicos em diferentes contextos e com diferentes clientelas, respeitando uma concepção dinâmica e ampliada de saúde.

Artigo empírico

Artigo proveniente de pesquisa empírica, na qual houve coleta de dados, seja ela com ou sem a participação de seres humanos. Artigos empíricos provenientes de estudos com seres humanos devem ter sido aprovados por um Comitê de Ética em Pesquisa filiado à Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP). Os autores devem enviar, no ato da submissão, cópia do parecer de aprovação do Comitê de Ética responsável, bem como mencionar tal aprovação na seção de Método do artigo (especificamente na subseção Procedimentos). Máximo 25 páginas.

Artigo de revisão não sistemática de literatura

Também chamados de revisões narrativas ou integrativas, são artigos nos quais um determinado assunto é abordado, preferencialmente por autores com destacados conhecimento e produção relacionados, visando a apresentar uma revisão crítica do material já publicado. Não possuem a seção de método, pois não se configuram como pesquisa empírica. Máximo 25 páginas.

Artigo de relato de experiência

Artigo no qual se descrevem estratégias de intervenção com foco  no detalhamento dos procedimentos realizados, resultados obtidos e implicações para a prática profissional. Máximo 20 páginas.

Artigo de revisão sistemática de literatura ou de metanálise

Revisões sistemáticas e metanálises podem ser considerados métodos de pesquisa e os seus resultados são considerados empíricos. Os artigos de revisão sistemática e de metanálise possuem a mesma ordem de artigos empíricos (i.e., Introdução - com especificação do objetivo do estudo ao seu final - Método, Resultados, Discussão e Considerações Finais). Sugere-se fortemente que as revisões sistemáticas e metanálises submetidas à revista estejam em consonância com os itens Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses (PRISMA, ver em http://www.prisma-statement.org). Máximo 25 páginas.

Resenha

Artigo no qual se apresenta e se avalia criticamente uma produção bibliográfica (e.g., livros) publicada anteriormente.  Máximo 10 páginas.

Todos os trabalhos enviados para a Revista de Psicologia da IMED serão avaliados às cegas por dois membros avaliadores. A partir deste parecer, será dado retorno aos autores sobre seu trabalho, com os devidos encaminhamentos.

Semestral

Política anti-plágio - Crossref Similarity Check

A Revista de Psicologia da IMED é membro do Crossref Similarity Check que é uma iniciativa entre iThenticate e Crossref©, que conta com milhares de revistas compartilhando seus trabalhos com o banco de dados da iThenticate, oferecendo aos editores a comparação de similaridade de conteúdo científico, técnico e médico dentro da maior base de dados do mundo.

Crossref Similarity Check