Avaliação das estruturas existentes no sítio de ampliação de uma unidade fabril através da aplicação combinada de ensaios não destrutivos e semidestrutivos

Alexandre Lorenzi, Rafael Burin Fávero, Lucas Alexandre Reginato, Josué Argenta Chies, Luiz Carlos Pinto Silva Filho

Resumo


O concreto é um material amplamente utilizado para execução de elementos estruturais na construção civil. Em virtude disso, tem-se uma preocupação cada vez maior quanto ao conhecimento de seu estado de deterioração e segurança estrutural, o que estimula a busca por métodos que permitam avaliar estruturas acabadas e em uso de forma rápida, segura e confiável. Muitas das construções em concreto armado, que formam uma parcela vital da infraestrutura civil de diversos países, estão se aproximando do final de sua vida útil de projeto e a avaliação através de métodos de ensaios não destrutivos (END) e semidestrutivos torna-se uma estratégia de investigação bastante atraente e viável. Experiências acumuladas pelo Grupo de Pesquisa LEME, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, indicam que a aplicação de END, combinada a ensaios semidestrutivos, pode contribuir sobremaneira para a avaliação e o controle da deterioração e da qualidade de estruturas de concreto. O presente artigo apresenta um caso real do emprego de uma combinação destes ensaios na avaliação das estruturas de concreto armado que seriam utilizadas nas obras de ampliação de uma unidade fabril. Os resultados mostraram que os métodos utilizados foram eficazes para determinar a segurança estrutural dos elementos avaliados e liberá-los para o uso.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.18256/2358-6508/rec-imed.v2n2p8-18

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2015 Revista de Engenharia Civil IMED

Licença Creative Commons
Este obra de Revista de Engenharia Civil IMED está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

ISSN 2358-6508

 Indexadores

 miar.png logos_DOI_CrossRef_CrossChek.png 
   SHERPA-RoMEO-long-logo.gif