Análise do desempenho térmico, lumínico e de ventilação natural de projeto padrão de edifício escolar do FNDE de acordo com os requisitos de normas e referenciais nacionais e internacionais nas 8 zonas bioclimáticas brasileiras

Cláudia Silva Babick, Maurício Carvalho Ayres Torres

Resumo


Buscando reduzir o déficit de vagas nas creches da rede pública, o Governo Federal brasileiro criou, em 2007, o programa Proinfância, o qual disponibilizou recursos para a implantação de escolas de educação infantil e quatro projetos padrão, que desde então vêm sendo construídos em todo o país. Levando em conta estudos que demonstram a ampla relação entre a qualidade das edificações com o desempenho na aprendizagem, este artigo tem o objetivo de verificar se o projeto Padrão Tipo-C, desenvolvido pelo FNDE, é adequado para a utilização nas 8 zonas bioclimáticas brasileiras no que se refere a iluminação, ventilação e conforto térmico. O projeto foi analisado e contrastado às exigências das normas e referenciais técnicos brasileiros e internacionais sobre os temas, verificando se possui as características necessárias para atingir o desempenho requerido em cada requisito. Foi constado que o projeto não contempla todas as variáveis de estratégias de projeto necessárias para um bom desempenho em todas as zonas bioclimáticas brasileiras, o que pode implicar em maior consumo energético para alcançar requisitos mínimos de conforto para os usuários.

Palavras-chave


Desempenho térmico, desempenho lumínico, conforto em escolas, programa Proinfância, eficiência energética, certificações

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DOI: https://doi.org/10.18256/2358-6508.2017.v4i2.2283

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ISSN 2358-6508

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