Análise do microclima interno para os limites de conforto ambiental em prédios históricos com novos usos na cidade de Pelotas/RS, Brasil

Mariana Estima Silva, Eduardo Grala Cunha, Ariela da Silva Torres, Isabel Tourinho Salamoni

Resumo


O retrofit é uma alternativa de preservação do patrimônio edificado, onde prédios são adaptados para receber novos usos, após passarem por restauro. Além de garantir sua manutenção, esse processo é também sustentável, pois minimiza os custos de produção de matéria-prima e o descarte de edificações antigas. Entretanto, é preciso que as edificações sejam compatíveis com o novo uso, proporcionando condições de conforto ambiental. Nesse sentido, o estudo tem como objetivo analisar se o microclima interno, de três prédios do século XIX, está dentro dos limites estabelecidos por normas internacionais para os novos usos destas edificações. Os três prédios tiveram como uso original o residencial, e, após retrofit, atendem dois novos usos: o administrativo e o de sala de exposições. Para caracterização do microclima de espaços com os dois usos em cada prédio, foi realizado o monitoramento de temperatura e umidade relativa, durante 12 meses. Em seguida, as características microclimáticas foram verificadas com os níveis considerados ideais por associações internacionais, ASHRAE e IIC. Concluiu-se que os três prédios possuem comportamento semelhante para os parâmetros ambientais analisados, bem como distantes dos valores normalizados para cada uso. Para estes Casarões, o uso de climatização mostrou-se necessário, não permitindo considerar o processo totalmente sustentável.

Palavras-chave


Retrofit. Novos usos. Conforto ambiental. Uso e operação. Patrimônio histórico.

Texto completo:

PDF HTML


DOI: https://doi.org/10.18256/2358-6508/rec-imed.v4n1p63-80

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2017 Revista de Engenharia Civil IMED

Licença Creative Commons
Este obra de Revista de Engenharia Civil IMED está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

ISSN 2358-6508

 Indexadores

 miar.png logos_DOI_CrossRef_CrossChek.png 
   SHERPA-RoMEO-long-logo.gif