Co-Autoria em Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade no Brasil: Uma Década em Análise

Lélis Balestrin Espartel, Kenny Basso, Joana Boesche Tomazelli, Ana Rita Catelan Callegaro, Monize Sâmara Visentini

Resumo


Uma das principais tendências verificadas nos últimos anos é o aumento da colaboração científica, caracterizada pela co-autoria. Muitos autores destacam a importância do tema e indicam o crescimento da co-autoria na produção acadêmica. Entretanto, em âmbito nacional, nenhum trabalho considerou a análise de co-autoria no campo da Administração. Com base nisso, este estudo, de caráter bibliométrico, analisou os artigos publicados em co-autoria nos anais dos congressos promovidos pela ANPAD no período entre 2001 e 2010, perfazendo 12 eventos: 10 Encontros da ANPAD (EnANPAD) e 2 Encontros de Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade (EnEPQ). Ao total foram investigados 778 trabalhos. De uma forma geral, nota-se que grande parte dos trabalhos conduzidos em Administração no Brasil, na última década, utiliza a co-autoria. Quanto ao formato dos artigos, observa-se que a co-autoria prevalece nos estudos empíricos, enquanto os estudos teóricos são desenvolvidos, em sua maioria, por um único autor. No caso dos trabalhos teóricos, elaborados em co-autoria, nota-se, em média, um número menor de autores do que em trabalhos empíricos. Dentre os empíricos realizados em co-autoria, também há diferenças significativas, sendo que os trabalhos quantitativos apresentaram uma média de autores superior a dos artigos qualitativos. Também foi realizada uma análise da rede formada pelas 197 IES identificadas, fazendo considerações sobre a sua densidade, distância geodésica média, centralização e proximidade entre os elos. Acrescido a estas análises, discussões e considerações a respeito da co-autoria em Administração também são apresentadas no artigo. Sugestões de pesquisas futuras são propostas.


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DOI: http://dx.doi.org/10.18256/2237-7956/raimed.v1n1p1-28

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