Redes de Cooperação: Motivação X Satisfação na Rede Super Útil de Supermercados de Passo Fundo/RS/Brasil

Luciana Maria Crestani, Aline Gross de Souza, Alissa Bilhar, Bruna Bordin, Manuela Rösing Agostini

Resumo


O presente estudo teve como objetivo analisar os fatores que influenciam o micro e pequeno empresário a associar-se em uma rede de cooperação como alternativa competitiva. Também foi avaliado o grau de satisfação e de competitividade dos associados frente as atitudes e ao cotidiano da rede. O estudo foi realizado na Rede Super Útil de Supermercados da cidade de Passo Fundo – Rio Grande do Sul. A pesquisa metodológica foi exploratória-descritiva combinada e questionário quantitativo aplicado nos 15 supermercados. Os resultados apontam que a Rede Super Útil pode ser classificada com uma rede horizontal e que o fator de maior  influência da adesão de novos associados é o marketing conjunto e as compras coletivas, estes dois fatores aumentam o poder de barganha em uma rede.


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DOI: https://doi.org/10.18256/2237-7956/raimed.v1n1p123-146

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