A Contribuição da Logística Reversa e dos Sistemas de Informação na Busca Pela Sustentabilidade Ambiental

Eric Charles Henri Dorion, Marcelo Faoro de Abreu, Eliana Andrea Severo

Resumo


Atualmente, as empresas têm presenciado o surgimento de novas ações que devem ser desempenhadas como resultado das alterações, valores e ideologias de nossa sociedade, entre elas, a crescente conscientização ambiental. A possibilidade de incluir as preocupações ambientais, em estratégias empresariais, por meio de práticas ecologicamente adequadas, pode tornar-se decisiva para a manutenção dos negócios nas próximas décadas. A inclusão da logística reversa na reflexão estratégica das organizações constitui-se em uma nova e diferenciada visão de operação empresarial, resultando em melhoria de competitividade, apreciáveis retornos financeiros e consolidação de sua imagem corporativa. Os sistemas de informação aparecem como um dos elementos fundamentais para organização dos processos relacionados à logística e logística reversa. O estudo aqui apresentado consistiu em analisar a logística reversa de embalagens de insumos agrícolas apoiada pela tecnologia da informação em uma grande empresa produtora de maçãs do Sul do Brasil. Trata-se de uma pesquisa exploratória e descritiva, mediante um estudo de caso. A partir dos resultados, ficou salientado que a implantação de um sistema de informação específico viabilizou o gerenciamento eficaz, seguro e rápido dos processos de logística, aplicação e logística reversa dos insumos utilizados durante a produção de maçãs e mudas nas unidades produtivas da empresa estudada.


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18256/2237-7956/raimed.v1n1p97-122

Apontamentos

  • Não há apontamentos.






Revista de Administração IMED (RAIMED)               ISSN: 2237-7956                Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA/IMED)

Faculdade Meridional – IMED – www.imed.edu.br – Rua Senador Pinheiro, 304 – Bairro Rodrigues – 99070-220 – Passo Fundo – RS – Brasil Tel.: +55 54 3045 6100

 Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.