Explorando o efeito placebo das ações de Marketing: o papel do preço e de outros fatores sobre o desempenho dos produtos

Fernanda Lazzari, Luiz Antônio Slongo

Resumo


Tipicamente vinculado aos estudos relativos às ciências médicas e farmacológicas, o efeito placebo ganha cada vez mais espaço em áreas que fogem ao seu escopo de origem. Prova disso é que, desde 2005, o efeito placebo vem sendo amplamente difundido nos estudos sobre comportamento do consumidor. Frente a isso, a fim de explorar com maior profundidade o efeito placebo direcionado aos estudos sobre comportamento do consumidor, este trabalho apresenta uma discussão teórica sobre como as ações de marketing podem conduzir ao efeito placebo em relação ao desempenho dos produtos, além de abordar possíveis aspectos moderadores na ocorrência desse efeito.


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18256/2237-7956/raimed.v4n1p52-66

Apontamentos

  • Não há apontamentos.






Revista de Administração IMED (RAIMED)               ISSN: 2237-7956                Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA/IMED)

Faculdade Meridional – IMED – www.imed.edu.br – Rua Senador Pinheiro, 304 – Bairro Rodrigues – 99070-220 – Passo Fundo – RS – Brasil Tel.: +55 54 3045 6100

 Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.