Emoções e regulação emocional no comportamento do consumidor: algumas perspectivas

Tatiani dos Santos Zuppani, Mayana Virginia Viegas Lima

Resumo


Cada vez mais tem sido reconhecida a importância que as emoções possuem no consumo, sendo estas por vezes consideradas como um fator influenciador no comportamento do consumidor. Assim como as emoções, o processo que as regula também adquire a sua importância, pois isto vai interferir tanto nas avaliações quanto nas ações tomadas pelos consumidores. Desta forma, o objetivo deste trabalho visa contribuir para o estudo das emoções e da regulação emocional, ressaltando a influência das mesmas no comportamento do consumidor. Para o alcance do mesmo, utilizou-se a metodologia de revisão bibliográfica, na qual foram verificadas teorias e princípios acerca do tema. Apresenta-se a definição constitutiva do construto emoções, bem como diferencia-se o mesmo de outros estados afetivos, entre os quais pode-se citar: os humores, sentimentos e o temperamento. Posteriormente, aborda-se a regulação emocional e as diferentes perspectivas das emoções e da regulação emocional, de forma a ligar estes com o estudo do comportamento do consumidor. Neste trabalho são apresentadas as perspectivas: biológica, desenvolvimental, social e individual das emoções e da regulação emocional. Por fim, apresentam-se as considerações finais e insights a respeito das emoções dentro da área de comportamento do consumidor, bem como sugestões para pesquisas futuras.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.18256/2237-7956/raimed.v4n1p36-51

Apontamentos

  • Não há apontamentos.






Revista de Administração IMED (RAIMED)               ISSN: 2237-7956                Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA/IMED)

Faculdade Meridional – IMED – www.imed.edu.br – Rua Senador Pinheiro, 304 – Bairro Rodrigues – 99070-220 – Passo Fundo – RS – Brasil Tel.: +55 54 3045 6100

 Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.