A influência das normas nos processos de trabalho: o caso da Prefeitura Municipal de Panambi-RS

Denise Dexheimer, Marcos Paulo Dhein Griebeler

Resumo


Este artigo identifica como as normas explícitas na cultura organizacional influenciam os processos de trabalho dos funcionários públicos da Prefeitura Municipal de Panambi/RS. Após a caracterização da organização, no referencial teórico encontram-se algumas definições sobre tipos de organizações, cultura organizacional, normas e processos de trabalho. Em termos metodológicos, com base em Vergara (2009) o estudo classifica-se quanto aos fins como uma pesquisa descritiva. Quanto aos meios, o estudo se classifica como pesquisa de campo, pesquisa bibliográfica e pesquisa documental. Foram aplicadas 18 questões com 30 funcionários da referida Prefeitura a fim de verificar qual era a percepção que os funcionários possuíam sobre as normas vigentes, assim como identificar quais normas reguladoras que mais dificultavam o andamento dos processos de trabalho. Após esses diagnósticos foram propostas estratégias que possam viabilizar um melhor e mais eficiente processo de práticas na Prefeitura Municipal de Panambi/RS. Com a conclusão do trabalho, percebeu-se o quanto as normas organizacionais influenciam os processos de trabalho, afetando diretamente os serviços prestados pela organização, podendo determinar os resultados e desempenhos organizacionais.


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18256/2237-7956/raimed.v3n2p68-82

Apontamentos

  • Não há apontamentos.






Revista de Administração IMED (RAIMED)               ISSN: 2237-7956                Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA/IMED)

Faculdade Meridional – IMED – www.imed.edu.br – Rua Senador Pinheiro, 304 – Bairro Rodrigues – 99070-220 – Passo Fundo – RS – Brasil Tel.: +55 54 3045 6100

 Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.