Distribuição de Valor por meio de Modelos de Negócios: uma Discussão Baseada na maior Empresa Brasileira do Setor de Construção Civil de Baixa Renda

Fabian Ariel Salum, Karina Garcia Coleta, Paulo Renato de Sousa

Resumo


Modelos de negócios expressam como as empresas estão organizadas para gerar valor para si e para seus stakeholders. A literatura indica falta de evidências que possa caracterizar a relação entre o modelo de negócio e a capacidade de criar e distribuir valor para as partes interessadas. O presente estudo discute essa relação em uma organização de grande porte que atua no segmento de construção civil de baixa renda, um segmento importante considerando o contexto econômico atual no Brasil e o déficit habitacional que o país enfrenta. A pesquisa empírica seguiu o método qualitativo de caso único. A análise de conteúdo das entrevistas detalhadas e dos dados secundários categorizados foi realizada no recurso NVivo. Os resultados indicam que o modelo de negócio analisado inclui práticas frequentes de distribuição de valor para as partes interessadas. Este estudo contribui, do ponto de vista teórico, para a compreensão do valor distribuído de uma maneira que vai além da criação de valor, e captura análises identificadas na literatura sobre modelos de negócios. Na prática, a pesquisa destaca a relevância da distribuição de valor por meio de práticas orientadas pelo modelo de negócio existente.


Palavras-chave


Modelos de Negócios; Setor da Construção Civil; Modelo VoC

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DOI: https://doi.org/10.18256/2237-7956.2019.v9i2.3682

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