Qual o impacto do conhecimento de informática no desempenho acadêmico dos alunos de EaD?

Eduardo de Paula e Silva Chaves, Célia Regina Andreoli

Resumo


Com a globalização e a difusão da internet ganhou impulso extraordinário, nos últimos anos, a educação à distância (EAD), por meio de aulas transmitidas através de websites e atividades cumpridas pelos alunos em seus próprios computadores. O EAD vem facilitar o acesso ao ensino para as pessoas que trabalham ou possuem baixo poder aquisitivo, devido ao seu custo reduzido e a flexibilidades de horários. Apesar de existir há mais de 150 anos no mundo, somente nas últimas décadas a educação à distância se tornou alvo de estudos e pesquisas acadêmicas, de forma sistematizada. Neste contexto, o objetivo desta pesquisa é avaliar o impacto do conhecimento em informática no desempenho acadêmico dos alunos de EAD da Faculdade COC. Foi realizada uma pesquisa exploratória não probabilística na Faculdade Interativa COC – EAD, Pólo Lafaiete – Ribeirão Preto. Tal pesquisa consistiu em um questionário com 21 questões dicotômicas qualitativas, relativas ao grau de conhecimento e domínio das tecnologias de informação e ensino à distância, disponibilidade de acesso a estas tecnologias, além do sexo e desempenho acadêmico (média ponderada e nota no último módulo). Os dados foram tabulados, sendo consideradas duas variáveis principais: desempenho acadêmico, representado pela nota do último módulo; e conhecimento em informática, representado pela somatória das questões relativas a este assunto Os dados foram analisados estatisticamente, sendo a correlação entre as duas variáveis consideradas analisada pelo teste de Correlação de Pearson. Foram analisadas as entrevistas de 54 respondentes do curso de Administração (44,45% do sexo masculino e 55,55% sexo feminino). O coeficiente de correlação r=0,303 indica que há uma correlação significativa entre o desempenho acadêmico dos alunos (nota) e seu conhecimento em informática, ou seja, quanto maior o domínio da informática melhores as notas obtidas por estes alunos no curso à distância. O ensino a distância tem como principal ferramenta a informática, de maneira que aqueles alunos com menor conhecimento em tecnologia da informação encontram uma barreira que reflete no seu desempenho acadêmico. As notas são calculadas através de: atividades eletrônicas, provas presencial e eletrônica, atividades avaliativas, de maneira que quem tem dificuldades com o computador, terá maiores dificuldades de acessar estes recursos, concluir com sucesso tais atividades, e até mesmo se apropriar do conhecimento.


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18256/2237-7956/raimed.v3n2p120-131

Apontamentos

  • Não há apontamentos.






Revista de Administração IMED (RAIMED)               ISSN: 2237-7956                Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA/IMED)

Faculdade Meridional – IMED – www.imed.edu.br – Rua Senador Pinheiro, 304 – Bairro Rodrigues – 99070-220 – Passo Fundo – RS – Brasil Tel.: +55 54 3045 6100

 Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.