Educação Ambiental: como implantá-la no meio rural?

Emerson Juliano Lucca, Argemiro Luís Brum

Resumo


A finalidade deste artigo é, através do conceito de educação ambiental, promover uma reflexão sobre o processo de conscientização e preocupação com o meio ambiente, especialmente no meio rural, objetivando mobilizar produtores rurais a serem educadores ambientais. Extremamente integrada ao contexto atual, a Educação Ambiental, em sua definição mais modesta, visa o desenvolvimento de novas formas de relação dos homens entre si e com a natureza, a preservação dos recursos naturais e a redução das desigualdades sociais em prol de uma sociedade mais justa e sustentável. A Educação Ambiental é uma poderosa ferramenta na construção do comprometimento socioambiental almejado no meio rural. Isso porque, o processo desenvolvimentista, que no campo foi representado na figura da chamada modernização da agricultura, além de atingir seus objetivos de maximização da produtividade agrícola e, por conseguinte, aumento dos lucros dos produtores rurais, desencadeou conseqüências negativas, tais como desertificação, poluição do ar, da água e do solo, contaminação química dos alimentos, áreas florestais minimizadas, alterações no clima, entre outros problemas que ameaçam a paisagem natural. Portanto, para compreender a complexidade e amplitude das questões ambientais, é fundamental oferecer aos produtores rurais uma visão abrangente que englobe diversas formas de gestão ambiental e, ao mesmo tempo, uma visão contextualizada da realidade, o que inclui, além do ambiente físico, as suas condições sociais, culturais e uma maior diversidade de experiências. Dessa forma, através deste artigo de revisão bibliográfica e da análise da opinião de diferentes autores, procurou-se proporcionar maiores ensinamentos a respeito das questões ambientais aos agricultores, para que estes possam estabelecer uma ligação entre a teoria e sua realidade cotidiana, possibilitando a utilização destes conhecimentos em outras situações que poderão vir a enfrentar.


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18256/2237-7956/raimed.v3n1p33-42

Apontamentos

  • Não há apontamentos.






Revista de Administração IMED (RAIMED)               ISSN: 2237-7956                Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA/IMED)

Faculdade Meridional – IMED – www.imed.edu.br – Rua Senador Pinheiro, 304 – Bairro Rodrigues – 99070-220 – Passo Fundo – RS – Brasil Tel.: +55 54 3045 6100

 Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.