Análise e Diagnóstico de uma Unidade de Produção Agrícola Familiar

Emerson Juliano Lucca, Antônio Lucas Lopes Da Silva

Resumo


Os produtores em geral necessitam de um assessoramento administrativo, visando uma maior geração de renda na unidade de produção. As inúmeras experiências de trabalho, realizadas na área da administração rural, baseiam-se praticamente no método contábil. Porém este método exige procedimentos demorados e complexos, o que requer maior disponibilidade de tempo do produtor para a obtenção dos dados. Em contrapartida, o método de enquete, que será estudado, é mais ágil e sucinto, pois é baseado em uma entrevista com o produtor, onde o técnico recolhe informações sobre a estrutura e o funcionamento da unidade produtiva e propõem alternativas que visam melhorar os sistemas de produção. Sobre este método faltam ainda estudos para avaliar sua pertinência e eficácia. O estudo tem como objetivo principal analisar uma unidade de produção agrícola familiar, localizada na região noroeste do Estado Rio Grande do Sul, onde se concretizou uma entrevista com o proprietário para a caracterização da unidade de produção agrícola. Os dados obtidos foram através do método de entrevista com o produtor além de uma visita ao produtor para diagnosticar melhor a estrutura desta unidade de produção. A análise e o diagnóstico levaram em conta a prática administrativa do produtor, completando os aspectos técnicos e econômicos do sistema de produção.

 


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.18256/2237-7956/raimed.v2n3p172-184

Apontamentos

  • Não há apontamentos.






Revista de Administração IMED (RAIMED)               ISSN: 2237-7956                Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA/IMED)

Faculdade Meridional – IMED – www.imed.edu.br – Rua Senador Pinheiro, 304 – Bairro Rodrigues – 99070-220 – Passo Fundo – RS – Brasil Tel.: +55 54 3045 6100

 Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.