Comercialização de produtos da agricultura familiar: um estudo de caso em Passo Fundo – RS

Hélio Carlos Rocha, Carlos Costa, Florindo Luiz Castoldi

Resumo


A Feira do Produtor, que ocorre na antiga estação ferroviária de Passo Fundo, RS, é a mais importante do município, tanto pelo número de feirantes como pelo de consumidores. Apesar disso, ainda não havia sido objeto de estudo formalizado. Este estudo foi realizado com o objetivo de caracterizar a estrutura organizacional da feira, de_ nir as preferências dos consumidores e os principais atributos percebidos e valorizados pelos clientes. A coleta de dados foi realizada por meio de dois questionários, um aplicado a todos os 58 feirantes e outro, a 471 consumidores que _ zeram compras nos dias estudados. As hortaliças são os produtos mais comercializados, vendidos por quase 50% dos feirantes. Cerca de 86% dos consumidores fazem compras na feira uma vez por semana e 61% deles têm preferência pelo sábado, com valor médio de consumo de R$ 25,94. A higiene e limpeza constituem preocupação comum para feirantes e consumidores. Pelo número de pessoas que frequentam a feira e pela multiplicidade de artigos nela postos à venda, a Feira do Produtor de Passo Fundo tem potencial de se tornar um evento de dimensão superior à atual, desde que supere as limitações de limpeza, localização, preço e divulgação, entre outros problemas apontados pelos feirantes e consumidores.

____________________

Termos para indexação: Feira de Produtores. Grãos. Vegetais. Frutas.


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18256/2237-7956/raimed.v2n3p151-157

Apontamentos

  • Não há apontamentos.






Revista de Administração IMED (RAIMED)               ISSN: 2237-7956                Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA/IMED)

Faculdade Meridional – IMED – www.imed.edu.br – Rua Senador Pinheiro, 304 – Bairro Rodrigues – 99070-220 – Passo Fundo – RS – Brasil Tel.: +55 54 3045 6100

 Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.