Como a instituição de ensino superior comunica e vende serviços de educação a distância?

Aléssio Bessa Sarquis, Icaro Roberto Azevedo Picolli, Marcia Maria Gil Ramos, Lenoir Hoeckesfeld, Mauricio Andrade De Lima

Resumo


No Brasil, o setor de instituição de ensino passa por transformações relevantes, incluindo o crescimento do ensino a distância e a necessidade de estratégias de marketing. O estudo analisa como a instituição de ensino superior comunica e vende os seus serviços de educação a distância, segundo a perspectiva do marketing de serviços. Trata-se de estudo exploratório, com abordagem qualitativa e na forma de estudo de caso, com dados coletados por meio de entrevista pessoal em profundidade e levantamento documental. Os resultados revelaram que a instituição investe conjuntamente em estratégias de marketing on-line e off-line; utiliza estratégias de prospecção de clientes, venda pessoal, venda on-line e network marketing; avalia o seu desempenho de marketing e está satisfeita com o desempenho das estratégias de marketing utilizadas. O estudo contribuiu para ampliar a compreensão sobre estratégias de marketing na instituição de ensino a distância e fornece evidências empíricas detalhadas sobre comunicação e vendas de serviços EAD.


Palavras-chave


Marketing de serviços; Estratégias de marketing; Educação a distância; Instituição de Ensino Superior

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DOI: http://dx.doi.org/10.18256/2237-7956/raimed.v6n2p173-190

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