Análise do potencial de geração de energia solar fotovoltaica em um sistema integrado à edificação e interligado à rede - estudo de caso no prédio administrativo do campus porto da UFPEL

Vanessa Büttow Signorini, Saionara Dias Vianna, Isabel Salamoni

Resumo


A crescente demanda energética, no Brasil e no mundo,  tem impulsionado  a busca por alternativas mais sustentáveis para geração de energia elétrica. A energia solar fotovoltaica consiste na conversão direta da luz em eletricidade, apresentando-se como uma alternativa de alto potencial para o Brasil tendo em vista os índices de irradiação ao longo do vasto território brasileiro. Políticas públicas tem incentivado a aplicação de novas formas de geração de energia, viabilizando a utilização de sistemas solares fotovoltaicos (FV) integrados às edificações e conectados à rede elétrica de distribuição. Neste contexto, o presente estudo tem por objetivo identificar o potencial de geração de energia solar fotovoltaica do prédio administrativo Delfim Mendes Silveira do Campus Porto da Universidade Federal de Pelotas - UFPel, considerando o uso de placas de silicio cristalino integradas à cobertura da edificação, em um sistema  interligado à rede de distribuição da concessionária local. Os resultados foram obtidos através de análise da área de cobertura da edificação, de levantamento de dados de radiação solar para localidade e de dados de consumo energético da instalação da qual a edificação faz parte.  O  estudo permitiu verificar o potencial de geração de energia fotovoltaica da cobertura para duas orientações distintas,  bem como o potencial de economia do consumo de energia convencional ao longo do ano.


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18256/2318-1109/arqimed.v3n2p108-117

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




ISSN 2318-1109

Licença Creative Commons
Este obra da Revista de Arquitetura Imed está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

 Indexadores

Diadorim.jpg   
  miar.png
logos_DOI_CrossRef_CrossChek.png