Análise quanto à sustentabilidade urbana: estudos aplicados

Daniela Chiarello Fastofski, Deise Gomes da Silva, Joanna Maria Visentin, Maurício de Oliveira Freitas, Rita Eliza Caldatto

Resumo


As noções de sustentabilidade, quando aplicadas juntamente ao espaço urbano, podem ser relacionadas à capacidade das estruturas existentes em atender satisfatoriamente as demandas sociais geradas pelo crescimento populacional, dado muitas vezes através de processos de ocupação desordenada e onde se faz necessária a adoção de novos modelos de planejamento. A partir de conceitos de sustentabilidade urbana em aspectos físicos e sociais, atribuídos pela existência de infraestrutura local, o presente trabalho se propõe a avaliar dois bairros da cidade de Caxias do Sul/RS no que se refere ao atendimento das comunidades em algumas necessidades primeiras. Os Bairros Santa Catarina e Santa Fé foram selecionados para este estudo por se tratarem dos dois bairros mais populosos da cidade, mas que, contudo, são divergentes em suas demais características. A pesquisa foi realizada durante o desenvolvimento de atividade prática supervisionada do curso de graduação em Engenharia Civil, através do levantamento e análise de dados censitários e de outros obtidos junto ao poder público municipal, podendo ser ampliada e aplicada aos demais bairros com vistas à definição de estratégias que possam atribuir um caráter mais sustentável a estes locais. Como resultado, foi possível se estabelecer um comparativo entre as duas comunidades, que mesmo apresentando números aproximados em termos populacionais e de infraestrutura revelaram-se diferentes em níveis de sustentabilidade em razão das demandas sociais diversas que competem a uma população que em geral expõe um menor nível socioeconômico. Deste modo, se pode viabilizar o estabelecimento de políticas públicas que proporcionem à melhoria do nível de sustentabilidade, de forma a satisfazer as carências diagnosticadas.


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18256/2318-1109/arqimed.v3n2p100-107

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




ISSN 2318-1109

Licença Creative Commons
Este obra da Revista de Arquitetura Imed está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

 Indexadores

Diadorim.jpg   
  miar.png
logos_DOI_CrossRef_CrossChek.png