A elaboração de mapas mentais: estudo da influência da Avenida Brasil no desenvolvimento urbano da cidade de Passo Fundo/RS

Alcindo Neckel, Julian Grub, Jessica Portella, Fabrício Longhi Bernardes

Resumo


A Avenida Brasil pode ser representada de várias formas, uma delas é a característica de ser um eixo central com “ponto de partida e de chegada”, da cidade de Passo Fundo, no Estado do Rio Grande do Sul. O desenho do seu trajeto representa uma grande avenida com topografia suave e ondulada.  Os seus canteiros trazem à memória, a cada trecho percorrido, uma linearidade da via pela qual a cidade é observada em suas formas, em suas cores, em seus movimentos, em suas sensações e luzes. Metodologicamente, buscou-se representar de maneira perceptiva o espaço analisado, que servirá como uma ferramenta de apoio na estruturação do território e no desenvolvimento urbano, dessa forma, servindo de base para urbanistas, geógrafos, arquitetos e gestores. Os resultados mostraram que a Avenida Brasil torna-se um forte elemento de análise, podendo caracterizá-la como eixo ordenador da cidade de Passo Fundo/RS.

Palavras-chave: Percepção Ambiental, Planejamento Urbano, Ambiente Geográfico.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.18256/2318-1109/arqimed.v3n1p41-50

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




ISSN 2318-1109

Licença Creative Commons
Este obra da Revista de Arquitetura Imed está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

 Indexadores

Diadorim.jpg   
  miar.png
logos_DOI_CrossRef_CrossChek.png