Análise de projeto habitacional de interesse social segundo o critério número 2 do Processo AQUA de certificação ambiental

Mateus Henrique Hillebrand, Tácia Scharff, Caroline Kehl

Resumo


O trabalho proposto tem como objeto de estudo a unidade habitacional de interesse social desenvolvida pelo Projeto de Extensão Arquitetura e Comunidade do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade FEEVALE em parceria com a Prefeitura Municipal de Novo Hamburgo para os projetos de reurbanização de comunidades carentes na cidade. Foram projetadas três tipologias arquitetônicas: casa térrea para pessoas com deficiência (PcD) e sobrados de dois e três dormitórios. Tem-se como objetivo analisar o projeto do sobrado de dois dormitórios quanto à parte III – Qualidade Ambiental do Edifício – do sistema de certificação ambiental brasileiro denominado AQUA (Alta Qualidade Ambiental).  Conforme o seu Referencial Técnico, a Qualidade Ambiental do Edifício é a capacidade de satisfação das exigências relacionadas ao controle dos impactos sobre o ambiente externo e à criação de um ambiente interno confortável e saudável quepossuem as características do edifício, de seus equipamentos e de seu terreno. Será abordada somente uma das quatorze categorias nesse estudo, a qual se relaciona com a fase de projeto: Escolha integrada de produtos, sistemas e processos construtivos (categoria número 2). Para realizar o processo de análise, serão utilizados os dados dos projetos arquitetônico, complementares e memoriais descritivos desenvolvidos junto ao Projeto de Extensão, juntamente com o Referencial Técnico de Certificação para Edifícios Habitacionais disponibilizado pelo órgão emissor do Processo AQUA, a Fundação Vanzolini. Como resultado, o nível de qualidade ambiental do protótipo, nessa categoria, atingiu E (excelente). Além disso, serão apresentadas sugestões de retroalimentação para o projeto nos quesitos não satisfatórios, como a facilidade para reuso dos componentes após a desconstrução, qualificando a solução arquitetônica e os futuros trabalhos desenvolvidos no Arquitetura e Comunidade.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18256/2318-1109/arqimed.v1n2p91-103

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




ISSN 2318-1109

Licença Creative Commons
Este obra da Revista de Arquitetura Imed está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

 Indexadores

Diadorim.jpg   
  miar.png
logos_DOI_CrossRef_CrossChek.png