Relações entre uso misto do solo e espaço público na Linha Verde de Curitiba

Andre Augusto Prevedello

Resumo


A pesquisa analisa a configuração urbana da Linha Verde de Curitiba. Foi desenvolvido um levantamento de dados de um recorte da Linha Verde Sul (área de operação urbana) e da Av. Sete de Setembro (região da cidade já consolidada). Baseados na evolução da cidade e de ampla análise de uma revisão bibliográfica sobre espaço público e uso misto do solo a pesquisa demonstra que a quantidade de espaço público destinado foi superior às médias da cidade. Contudo, o modelo de relação entre uso misto do solo e as áreas públicas é o mesmo já utilizado na Av. Estrutural Sete de Setembro.

Tanto para a área em recorte da Linha Verde Sul quanto para o trecho da Avenida estrutural Sete de Setembro, foi desenvolvido um levantamento de dados dividido em três grupos. O primeiro grupo formado por parâmetros urbanísticos gerais como coeficiente de aproveitamento, áreas dos terrenos, área de ocupação e área construída. O segundo grupo, formado pelos parâmetros físicos do espaço público como áreas de calçadas, de ruas, permeáveis e verdes. Um terceiro grupo, utilizando o parâmetro de densidade e as relações entre densidade e áreas públicas.  Após este levantamento foi feito um cruzamento dos dados obtidos com o objetivo de encontrar relações entre a densidade, atual e futura, Espaço Público e Uso Misto do Solo.

Partindo-se do princípio que a utilização de variadas tipologias de uso do solo adjacente a espaços públicos possui relações complementares de melhoria de qualidade à cidade, defende-se que a implementação destes conceitos foi falha em outras áreas já consolidadas da cidade.


Palavras-chave


uso misto do solo, espaço público, densidade.

Texto completo:

PDF HTML


DOI: https://doi.org/10.18256/2318-1109.2018.v7i1.2615

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




ISSN 2318-1109

Licença Creative Commons
Este obra da Revista de Arquitetura Imed está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

 Indexadores

Diadorim.jpg   
  miar.png
logos_DOI_CrossRef_CrossChek.png