Aliando teoria e prática: um exame da metodologia de “Análise Arquitetônica” aplicada em disciplinas de Teoria e História de Arquitetura

Ana Paula Campos Gurgel

Resumo


Este artigo tem como intenção apresentar e avaliar a metodologia de ensino de arquitetura aplicada nas disciplinas de Teoria e História da Arquitetura e Urbanismo – THAU. Na atividade docente, percebe-se uma falta de interesse dos alunos com esse campo disciplinar. Em geral focados nas disciplinas de projeto arquitetônico, por sua carga prática e aplicada, os discentes têm - em geral - as disciplinas teóricas classificadas como “enfadonhas”. Portanto, numa busca de chamar atenção à importância da teoria e história no fazer prático da arquitetura e urbanismo sugiram alguns questionamentos: Como fazer os alunos se interessarem pelas disciplinas de THAU? A resposta era óbvia: se fazia necessário atrelar os conteúdos de teoria à prática projetual, porém como fazê-lo? Neste sentido, foram propostas como atividade complementar avaliativa a elaboração de exercícios de “análise arquitetônica” e que foram aplicados em duas maneiras: através de fichas sistematizadas previamente e que eram respondidas semanalmente ou através de “estudos de casos”, uma apreciação mais aprofundada elaborada por meio de textos e desenhos analíticos que foi desenvolvida semestralmente. Excetuando raros casos, este conjunto específico de análises não foi desenvolvido anteriormente ou muito menos encontram-se nos livros de apoio, de modo que os alunos desenvolvem um esforço de confecção gráfica através da qual já tem início a análise do edifício. Os resultados encontrados demonstram que os exercícios propostos promovem uma articulação interdisciplinar, quebrando as barreiras das “caixas” impostas por uma rígida organização curricular em áreas de conhecimentos específicos em Arquitetura e Urbanismo. 


Palavras-chave


ensino; teoria; análise arquitetônica; estudo de caso.

Texto completo:

PDF HTML


DOI: https://doi.org/10.18256/2318-1109/arqimed.v6n1p106-123

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




ISSN 2318-1109

Licença Creative Commons
Este obra da Revista de Arquitetura Imed está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

 Indexadores

Diadorim.jpg   
  miar.png
logos_DOI_CrossRef_CrossChek.png