Diagnóstico e identificação das atividades de uma empresa da construção civil em relação aos indicadores do modelo ESA

Jeancarlos Araldi, Adalberto Pandolfo, Ritielli Berticelli, Marcele Salles Martins, Aline Pimentel Gomes, Naira Elizabete Barbacovi, Leila Dal Moro

Resumo


As atividades empresariais não se restringem apenas ao âmbito econômico, possuem também significativo efeito socioambiental, principalmente no ramo da construção civil. Este trabalho, com foco em uma empresa construtora, objetivou diagnosticar e identificar as atividades da empresa em relação aos indicadores do modelo ESA. Os dados foram coletados por meio de investigação documental, questionário do modelo ESA, entrevistas, visitas a uma obra da empresa e observação direta. A conduta da empresa foi considerada intermediária de acordo com 68,8% das respostas dos questionários, 19,4% das respostas remeteram à condição de conduta fraca e 11,8% das ocorrências foram tidas como forte. O acompanhamento dos indicadores estabelecidos na estrutura do modelo permitiu a avaliação da sustentabilidade do negócio, bem como a análise de tendências e cenários, destacando-se em sua maioria como intermediárias nos diversos setores da empresa estudada.


Palavras-chave


sustentabilidade em empresas; avaliação da sustentabilidade; indicadores de sustentabilidade.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.18256/2318-1109/arqimed.v5n1p59-74

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




ISSN 2318-1109

Licença Creative Commons
Este obra da Revista de Arquitetura Imed está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

 Indexadores

Diadorim.jpg   
  miar.png
logos_DOI_CrossRef_CrossChek.png