Avaliação do potencial de resíduo de Rochas Basálticas como matéria-prima para a produção de cimentos alternativos: processo de álcali- ativação

Angélica Koppe, Eduardo Nobre Guindani, Mauricio Mancio

Resumo


A crescente preocupação com os impactos ambientais causados pela construção civil tem impulsionado o desenvolvimento de novas tecnologias e processos que possam oferecer ao mercado alternativas mais ecoeficientes. A álcali-ativação tem se apresentado como uma tecnologia promissora para o desenvolvimento de cimentos alternativos, evitando elevadas emissões de CO2 tipicamente associadas ao processo de fabricação de cimento Portland. Com o objetivo de buscar alternativas de cimentos com reduções de CO2 no seu processo produtivo, buscando valorizar rejeitos industriais, neste trabalho é apresentada a possibilidade de emprego de rochas basálticas como matéria-prima para a produção de cimentos alternativos. Os basaltos são encontrados em grande quantidade na crosta terrestre, dominam a maior parte do estado do Rio Grande do Sul e apresentam características químicas e mineralógicas favoráveis ao processo de álcali-ativação, uma vez que apresentam quantidades significativas de sílica (SiO2) e material vítreo em sua matriz. Além disso, em função de sua extração, geram grandes quantidades de resíduos, muitas vezes na forma pulverulenta, que ficam depositados em pátios de empresas mineradoras. A partir do contexto, foram avaliados os potenciais para a produção de cimentos alternativos de resíduos de duas jazidas de basalto, uma pertencente à Formação Caxias (FAB) e outra da Formação Gramado (CB), por meio de análise química e mineralógica. Foram moldados corpos de prova para análise de resistência à compressão, chegando a amostra FAB alcançar 10,18 MPa e a amostra CB 5,24 MPa. A partir dos resultados obtidos pode-se concluir que os basaltos pertencentes às Formações com maior teor de SiO2 e vidro na sua composição apresentam melhor desempenho ao desenvolvimento de cimentos alternativos com baixíssimo índice de emissões de CO2 no processo de produção.

Palavras-chave


Cimento Alternativo; Álcali-ativação; Basalto

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18256/2318-1109/arqimed.v4n2p24-32

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




ISSN 2318-1109

Licença Creative Commons
Este obra da Revista de Arquitetura Imed está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

 Indexadores

Diadorim.jpg   
  miar.png
logos_DOI_CrossRef_CrossChek.png