A utilização de recursos naturais renováveis visando a sustentabilidade em propostas de iluminação para projetos arquitetônicos

Maria Cristina Celuppi, Renata Barbosa Ferrari Curval

Resumo


Esta pesquisa, traz uma abordagem referente a utilização de material e energia renovável na concepção de novos produtos, com o intuito de incentivar a consciência ambiental. Desde os primórdios da indústria, a fabricação de produtos tem causado grande impacto ambiental, fosse pelos materiais utilizados, processos de fabricação ou descarte final. Deste modo notou-se a necessidade de mostrar que se deve aliar a arquitetura ao meio ambiente, proporcionando a concepção de produtos inovadores que aliam utilidade à sustentabilidade. Pensando em propostas de iluminação para projeto de interiores, optou-se por desenvolver uma luminária que utiliza energia fotovoltaica e bambu, um material altamente renovável, como matéria-prima principal em sua concepção. A referida pesquisa visa ainda mostrar que o bambu se adapta a indústria, não só a trabalhos artesanais, como é de costume no Brasil. O referencial bibliográfico trouxe embasamento teórico para o desenvolvimento da pesquisa, tratando da sustentabilidade no atual cenário mundial, bem como empregada no material e energia utilizados para a confecção da luminária. Para o desenvolvimento deste projeto, utilizaram-se como referências as metodologias de Baxter (1998) e Bonsiepe (1984), das quais se fez uso de suas principais fases. O resultado alcançado atingiu os objetivos propostos, concebendo uma luminária fotovoltaica sustentável que aliou design e sustentabilidade ao processo de criação e concepção.


Palavras-chave


Arquitetura de interiores, Bambu, Energia Solar, Inovação, Sustentabilidade.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18256/2318-1109/arqimed.v5n2p10-23

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




ISSN 2318-1109

Licença Creative Commons
Este obra da Revista de Arquitetura Imed está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

 Indexadores

Diadorim.jpg   
  miar.png
logos_DOI_CrossRef_CrossChek.png