Acolhimento e apoio pedagógico aos professores universitários iniciantes no espaço micro

Beatriz Maria Boéssio Atrib Zanchet, Paula Trindade Selbach, Gabriela Machado Ribeiro

Resumo


Este texto é decorrente de uma pesquisa que investigou vinte e três docentes universitários iniciantes em três universidades do sul do Brasil a fim de apreender suas compreensões sobre a recepção em seus espaços de trabalho como possibilidade de apoio para o desenvolvimento de suas práticas. A pesquisa partiu do entendimento que os professores, ao iniciarem a docência, precisam inserir-se na cultura universitária e encontrar apoio pedagógico para desenvolver suas aulas, pois, em geral, são recém-doutores, cumprem com a titulação requerida para o ingresso na carreira, porém possuem pouca ou nenhuma preparação pedagógica. A entrevista semiestruturada foi utilizada como procedimento investigativo com questões que procuraram dar conta de conhecer, dentre outros aspectos, desafios, dificuldades e o apoio pedagógico apontados por os docentes quando ingressam na carreira. Os dados de natureza qualitativa compõem o corpo das informações utilizadas na análise. Estudos de Lucarelli (2011), Cunha (2010, 2011), Zabalza (2004), Mayor Ruiz (2009), Marcelo Garcia (1999), dentre outros, sustentam a análise. Os resultados mostraram que tanto a formação pedagógica como o desenvolvimento profissional dos professores universitários, desenvolvidos através dos espaços pedagógicos, são bem vindos e requerem uma política global da universidade que valorize as funções docentes como fundamentais para alcançar-se a qualidade do ensino.


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18256/2447-3944/rebes.v1n1p4-12

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




e-ISSN: 2447-3944

 Licença Creative Commons
A Revista Brasileira de Ensino Superior está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Indexadores

Diadorim.jpg logos_DOI_CrossRef_CrossChek.png