Tecnologias de informação e comunicação: limites e possibilidades no Ensino Superior

Adriana dos Santos

Resumo


A presente pesquisa tem por finalidade identificar as possibilidades e as limitações existentes na utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no cenário do Ensino Superior. Através de uma pesquisa bibliográfica, podemos identificar que o maior obstáculo para a utilização das tecnologias no ensino superior é a falta de formação adequada dos docentes e também de incentivo de programas de formação continuada para os mesmos por parte das Instituições de Ensino. Pelo fato de estarmos vivendo em uma sociedade tecnológica e em constate evolução, é de grande valia fazermos uma reflexão crítica acerca desta realidade, e de como podemos melhorar a educação e a formação das pessoas envolvidas por meio da utilização de ferramentas tecnológicas disponíveis no contexto educacional do ensino superior.

Palavras-chave: Tecnologia. Informação. Comunicação. Ensino Superior.


Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL. Decreto Federal nº 5.622 de 19 de Dezembro 2005. Disponível em < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2005/Decreto/D5622.htm >. Acesso em: 28 mai. 2015.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Disponível em < http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/ldb.pdf >. Acesso em: 28 mai. 2015.

FILATRO, Ivete. Os métodos de preparação de material para cursos on-line. In: LITTO, F. M.; FORMIGA, M. M. M. (Orgs). Educação à distância: o estado da arte. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2009.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 2005.

KENSKI, Vani M. Tecnologias e ensino presencial e a distância. 3. ed. Campinas, SP. Papirus, 2003.

MEC. Referenciais de Qualidade para Educação Superior a Distância. 2007. Dispo-nível em < http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/legislacao/refead1.pdf >. Aces-so em: 28 mai. 2015.

MOORE, Michael; KEARSLEY, Greg. Educação à distância: uma visão integrada. São Paulo: Thomson Learning, 2007.

PASSOS, Mirian B. A. Professores de ensino superior: práticas e desafios. 1. ed. Porto Alegre. Mediação, 2009.

RAMAL, Andrea C. O Professor do Próximo Milênio, 2003. Disponível em: < http://www.revistaconecta.com >. Acesso em: 04 de jul. de 2012.

SANCHO, Juana M. Tecnologias para Transformar a educação. Tradução Valério Campos- Porto Alegre - RS. Artmed, 2006.

SANCHO, Juana M. Tecnologia: um mundo carregado de ambivalência. In: SANCHO, Juana Maria (org.). Para uma tecnologia educacional. Porto Alegre: Ar-tmed, 1998.

SATHLER, Luciano. Como Lidar com as Novas Tecnologias da Informação? Revista Mundo Jovem, Porto Alegre. Ano XLIV, n. 370, p. 18 -19 set, 2006.

SILVA, Liliana M. M. Articulando educação e tecnologias: uma experiência coletiva. 1. ed. Passo Fundo: UPF, 2003.

SIQUEIRA, Ethevaldo. Tecnologias que mudam nossa vida. Edição Especial. São Paulo-SP, Saraiva, 2008.

UNESCO. Information and communication technology in education. Paris, 2002. Disponível em < http://unesdoc.unesco.org/images/0012/001295/129538e.pdf > Acesso em 10 jun.2011.

VALENTE, J. A. A Espiral da Aprendizagem e as Tecnologias da Informação e Co-municação: Repensando Conceitos. In: Maria Cristina R. Azevedo Joly (Org.). A Tecnologia no Ensino: Implicações para a Aprendizagem. São Paulo: Casa do Psi-cólogo, 2002. p. 15-37.

ZABALZA, Miguel A. O ensino universitário: seu cenário e seus protagonistas. 1. ed. Porto Alegre. Artimed. 2004.




DOI: https://doi.org/10.18256/2447-3944/rebes.v1n1p36-46

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




e-ISSN: 2447-3944

 Licença Creative Commons
A Revista Brasileira de Ensino Superior está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Indexadores

DOAJ.jpg logos_DOI_CrossRef_CrossChek.png  
  REDIB  Diadorim.jpg
     
logos_DOI_CrossRef_CrossChek.png