As relações entre conhecimentos disciplinares e questões ligadas a docência na escola: as práticas docentes na licenciatura em educação física

Franciele Roos da Silva Ilha

Resumo


Este estudo teve como objetivo compreender a articulação das práticas docentes do curso de Licenciatura em Educação Física do CEFD/UFSM com a docência na escola. Justifica-se pela importância de se compreender como às recentes transformações realizadas nas estruturas curriculares da área estão sendo alvo de discussão, reflexão e transformação no contexto da UFSM. A abordagem é qualitativa do tipo estudo de caso. As informações foram coletadas através de entrevistas semi-estruturadas com professores e acadêmicos deste curso, sendo esses os participantes da pesquisa. Para interpretar as informações utilizou-se à análise de conteúdo. Concluiu-se que a Licenciatura em Educação Física do CEFD/UFSM articula, em parte, as suas práticas docentes com a docência na escola, uma vez que apresenta ainda alguns descaminhos, em relação à ênfase necessária aos processos formativos direcionados ao trabalho com a Educação Física Escolar.


Texto completo:

PDF

Referências


BORGES, C. M. F. O professor de Educação Física e a construção do saber. Campinas: Papirus, 1998.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior. Resolução Nº 7, 31 de março, 2004.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CP Nº 1, 18 de fevereiro, 2002.

CUNHA, M. I. Avaliação e poder na docência universitária: campos legitimados saberes silenciados. Educação Unisinos, v. 5, n. 9, p. 103-128, 2004.

CUNHA, M. I. O bom professor e sua prática. 5. ed. Campinas: Papirus, 1995.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: os saberes necessários à prática educativa. 34 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.

GARCÍA, C. M. A formação de professores: novas perspectivas baseadas na investigação sobre o pensamento do professor. In: NÓVOA, A. (Coord.). Os professores e sua formação. 2. ed. Publicações Dom Quixote: Lisboa, 1995. p. 51-76.

GARCÍA, C. M. Formação de professores: para uma mudança educativa. Porto: Porto Editora, 1999.

GATTI, B. A. Formação de grupos e redes de intercâmbio em pesquisa educacional dialogia e qualidade. Revista Brasileira de Educação. Dez., n. 30, p. 124-132, 2005.

GHEDIN, E. Professor reflexivo: da alienação da técnica à autonomia da crítica. In PIMENTA, S.G.; GHEDIN, E. (Orgs.). Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. São Paulo: Cortez, 2002. p. 129-150.

GHEDIN, E.; LEITE, Y. U. F.; ALMEIDA, M. I. Formação de Professores: caminhos e descaminhos da prática. Brasília: Líber Livro Editora, 2008.

GÓMEZ, A. I. P. A função e formação do professor/a no ensino para a compreensão: diferentes perspectivas. In: SACRISTÁN, J. G.; GÓMEZ, A. I. P. Compreender e transformar o ensino. São Paulo: Artmed, 1998b. p. 353-374.

GÓMEZ, A. I. P. Ensino para a compreensão. In: SACRISTÁN, J. G.; GÓMEZ, A. I. P. Compreender e transformar o ensino. São Paulo: Artmed, 1998a. p. 67-98.

GUARNIERI, M. R. O início na carreira docente: pistas para o estudo do trabalho do professor. In: GUARNIERI, M .R. (Org.). Aprendendo a ensinar: o caminho nada suave da docência. 2 ed. Campinas: Autores Associados, 2005. p. 05-24.

ISAIA, S. M. A.; BOLZAN, D. P. V. Formação do professor do ensino superior: um processo que se aprende? Educação, Santa Maria, v. 29, n. 2, p. 121-133, 2004.

LIBÂNEO, J. C. Reflexividade e formação de professores: outra oscilação do pensamento pedagógico brasileiro? In: PIMENTA, S. G.; GHEDIN, E. (Orgs.). Professor reflexivo no Brasil: gênero e crítica de um conceito. São Paulo: Cortez, 2002. p. 53-80.

MASCHIO, V. et al. As vivências pedagógicas dos acadêmicos do curso de licenciatura em educação física: implicações para a formação profissional. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO (SIEDUCA), XIII, 2008, Cachoeira do Sul. Anais... Cachoeira do Sul: Universidade Luterana do Brasil, 2008, p. 1-9.

MOLINA NETO, V.; MOLINA, R. K. Capacidade de escuta: questões para a formação docente em Educação Física. Movimento, Porto Alegre, v. 8, n. 1, p. 57-66, jan./abr., 2002.

NÓVOA, A. Formação de professores e profissão docente. In: NÓVOA, A. (Org.). Os professores e sua formação. 2. ed. Porto: Porto Editora, 1995. p. 15-33.

NÓVOA, A. O passado e o presente dos professores. In: NÓVOA, A. (Org.). Profissão professor. 2. ed. Porto: Porto Editora, 1999. p. 9-32.

PIMENTA, S. G. Professor reflexivo: construindo uma crítica. In: PIMENTA, S. G.; GHEDIN, E. (Orgs.). Professor reflexivo no Brasil: gênero e crítica de um conceito. São Paulo: Cortez, 2002. p. 17-52.

PIMENTA, S. G.; ANASTASIOU, L. das G. C.; CAVALLET, V. J. Docência no ensino superior: construindo caminhos. In: SEVERINO, A. J.; FAZENDA, I. C. A. (Orgs.). Formação docente: rupturas e possibilidades. Campinas: Papirus, 2002. p. 207-222.

PIMENTA, S. G.; LIMA, M. S. L. Estágio e Docência. São Paulo: Cortez, 2004.

PPP. Projeto Político-Pedagógico da Licenciatura em Educação Física (2005). Disponível em: < http://w3.ufsm.br/prograd/cursos/LICENCIATURA%20EDUCACAO%20FISICA/ >. Acesso em: 15 mai. 2009.

REZER, R.; FENSTERSEIFER, P. E. Docência em Educação Física: reflexões acerca de sua complexidade. Pensar a prática, Goiânia, v. 11, n. 3, p. 319-329, set./dez., 2008.

SANTOS, N. Z.; BRACHT, V.; ALMEIDA, F. Q. Vida de professores de Educação Física: o pessoal e o profissional no exercício da docência. Movimento, Porto Alegre, v. 15, n. 02, p. 141-165, abr./jun., 2009.

SERRÃO, M. I. B. Aprender a ensinar: a aprendizagem do ensino no curso de Pedagogia sob o enfoque histórico-cultural. São Paulo: Cortez, 2006.

VASCONCELLOS, C. S. Para onde vai o professor? Resgate do professor como sujeito de transformação. 12. ed. São Paulo: Libertad, 2007.




DOI: https://doi.org/10.18256/2447-3944/rebes.v1n1p13-22

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




e-ISSN: 2447-3944

 Licença Creative Commons
A Revista Brasileira de Ensino Superior está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Indexadores

DOAJ.jpg logos_DOI_CrossRef_CrossChek.png  
  REDIB  Diadorim.jpg
     
logos_DOI_CrossRef_CrossChek.png