As relações entre conhecimentos disciplinares e questões ligadas a docência na escola: as práticas docentes na licenciatura em educação física

Franciele Roos da Silva Ilha

Resumo


Este estudo teve como objetivo compreender a articulação das práticas docentes do curso de Licenciatura em Educação Física do CEFD/UFSM com a docência na escola. Justifica-se pela importância de se compreender como às recentes transformações realizadas nas estruturas curriculares da área estão sendo alvo de discussão, reflexão e transformação no contexto da UFSM. A abordagem é qualitativa do tipo estudo de caso. As informações foram coletadas através de entrevistas semi-estruturadas com professores e acadêmicos deste curso, sendo esses os participantes da pesquisa. Para interpretar as informações utilizou-se à análise de conteúdo. Concluiu-se que a Licenciatura em Educação Física do CEFD/UFSM articula, em parte, as suas práticas docentes com a docência na escola, uma vez que apresenta ainda alguns descaminhos, em relação à ênfase necessária aos processos formativos direcionados ao trabalho com a Educação Física Escolar.


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18256/2447-3944/rebes.v1n1p13-22

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




e-ISSN: 2447-3944

 Licença Creative Commons
A Revista Brasileira de Ensino Superior está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Indexadores

Diadorim.jpg logos_DOI_CrossRef_CrossChek.png