Bildung: uma nebulosa na educação contemporânea

Leandro José Kotz

Resumo


O presente artigo tematiza a compreensão de uma formação mais alargada na interface com a ética no cenário contemporâneo da educação. Parte-se do pressuposto de que a formação não é possível sem a ética, ao passo que, a formação pode potencializar nos indivíduos o discernimento ético. Entretanto, as propostas pedagógicas que se inspiram na Bildung (formação alargada) com uma interdependência na axiologia, podem de modo genérico, cair em uma armadilha do mercado globalizado. Destarte, é mister proceder uma crítica sem reservas às forças ideológicas que corrompem com o possiblidade de formar o humano de modo integral, denunciando a educação que prepara para funções específicas, dito de outro modo, para o mercado de trabalho. Por fim, cabe frisar que a Bildung corre o risco de degenerar-se em ideologia de mercado – se é que não se degenerou.

Palavras-chave


Bildung; Educação contemporânea; Mercado

Texto completo:

PDF HTML

Referências


ADORNO, Theodor W. Dialética negativa. Trad. Marco Antonio Casanova. Rio de Janeiro: Zahar, 2009.

ADORNO, Theodor W. Educação e emancipação. Trad. Wolfgang Leo Maar. São Paulo: Paz e Terra, 1995.

ADORNO, Theodor W. Teoria da Semicultura. Revista Quadri-mestral de Ciência da Educação. Educação e Sociedade. Campinas: Papirus, ano XVII, n. 56, p. 388-411, dez. 1996.

CORTINA, Adela. Cidadãos do mundo: para uma teoria da cidadania. Trad. Silvana Coubucci Leite. São Paulo: Edições Loyola, 2005.

DIAS, Genebaldo Freire. Fundamentos da educação ambiental. Brasília: Universa, 2004.

DUCHROW, Ulrich; HINKELAMMERT, Franz J. La vida o el capital: alternativas a la dictadura global de la propriedad. San José, Costa Rica: DEI, 2003.

FLICKINGER, Hans-Georg. A caminho de uma pedagogia hermenêutica. Campinas, SP: Autores Associados, 2010, p. 177-193. (Coleção Educação Contemporânea).

FRANZ, Hinkelammert J. El nihilismo al desnudo: los tiempos de la globalización. Santiago, Chile: LOM Ediciones, 2001.

FRANZ, Hinkelammert J. Sacrifícios humanos e sociedade ocidental: Lúcifer e a Besta. Trad. João Rezende Costa. São Paulo: Paulus, 1995.

KANT, Immanuel. Resposta à pergunta: que é “esclarecimento”? In: KANT, Immanuel. Textos seletos. Trad. Floriano de Sousa Fernandes. 8. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012, p. 64-71. (Coleção Textos Filosóficos).

LOCKE, John. Segundo tratado sobre o governo. Trad. E. Jacy Monteiro. 3. ed. São Paulo: Abril Cultural, 1983. (Coleção Os pensadores).

MOLTMANN, Jürgen. Ética da Esperança. Trad. Vilmar Schneider. Petrópolis: Vozes, 2012.

WERLANG, Júlio C. Educação, cultura e emancipação: estudo em Theodor Adorno. Passo Fundo, RS: Ed.IFIBE, 2005. (Coleção Diá-Lógos).




DOI: https://doi.org/10.18256/2447-3944.2018.v4i1.3183

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




e-ISSN: 2447-3944

 Licença Creative Commons
A Revista Brasileira de Ensino Superior está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Indexadores

DOAJ.jpg logos_DOI_CrossRef_CrossChek.png  
  REDIB  Diadorim.jpg
     
logos_DOI_CrossRef_CrossChek.png