Satisfação acadêmica em estudantes do Curso de Graduação em Ensino Básico da Universidade Pedagógica - Delegação de Nampula

Ivo Félix Caroa de Sousa Salomão, Mussa Abacar, Gildo Aliante

Resumo


Este trabalho objetivou avaliar a satisfação com a experiência acadêmica e sua relação com as variáveis sócio demográficas entre estudantes de graduação em Ensino Básico da Universidade Pedagógica em Moçambique, Delegação de Nampula. Trata-se de um estudo descritivo quantitativo. Participaram do estudo 143 estudantes, sendo 44 do sexo masculino e 99 do sexo feminino. Os dados foram coletados por meio de questionário de dados sócio demográficos e da Escala de Satisfação com a Experiência Académica e analisados com recurso ao SPSS. Os resultados mostraram que a dimensão mais crítica da satisfação acadêmica é a de satisfação com o curso, seguida de oportunidades de desenvolvimento e por último com a instituição. 30,1% dos estudantes inquiridos mostra-se pouco satisfeito com o curso; 33,6% satisfeitos com a oportunidade de desenvolvimento e 43,4% sentem-se satisfeitos com a instituição. Nas correlações entre as variáveis sócio demográficas com as dimensões da satisfação acadêmica, a variável sexo demonstrou associação com a oportunidade de desenvolvimento, sendo as mulheres que denotam maior oportunidade de desenvolvimento. A variável idade apresentou associação positiva da satisfação com a instituição, as variáveis “anos de frequência” e “número de vezes que o estudante reprovou”, correlacionaram-se negativamente com as dimensões satisfação com o curso e oportunidade de desenvolvimento, respectivamente. Por fim, o “número de disciplinas reprovadas”, mostrou-se negativamente correlacionado com as dimensões satisfação com o curso e satisfação com a instituição. O conhecimento do nível de (in)satisfação acadêmica e respectivos determinantes pode contribuir para o planejamento e implementação de estratégias que visem a melhoria de qualidade de educação oferecida aos estudantes.

Palavras-chave


Satisfação discente; Qualidade de ensino; Educação superior

Texto completo:

PDF HTML

Referências


ASTIN, A. W. O que importa na faculdade? Quatro anos críticos revisitados. San Francisco: Jossey-Bass. v.1, 1993.

BETZ, E. L.; MENNE, J. W.; STARR, A. M.; KLINGENSMITH, J. E. A. Dimensional Analysis of College Student Satisfaction. Measurement and Evaluation in Guidance, v. 4, n. 2, p. 99-106, 1971.

COSTA, A. F.; LOPES, J. T. Os estudantes e os seus trajectos no ensino superior: sucesso e insucesso, factores e processos, promoção de boas práticas. Lisboa: Relatório Final. 2008.

CURADO, A. P.; MACHADO, J. Percursos escolares dos estudantes da Universidade de Lisboa: factores de sucesso e insucesso escolar. Universidade de Lisboa, 2005.

DANTAS, E. S.; FERREIRA, C. J. W. Fatores que determinam o nível de satisfação dos alunos no contexto acadêmico: uma realidade do curso de ciências contábeis UFRN Ceres/Caicó. VII SEPE- Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão do CERES-UFRN, Caicó e Curas Novos, 17-19 mai. 2016.

GIL, C. A. Pesquisa Social, 2. ed. São Paulo: Altas, 2008.

GUERREIRO, E. M. B. R.; ALMEIDA, M. A.; FILHO, J. H. S. Avaliação da satisfação do aluno com deficiência no ensino superior. Avaliação, Campinas; Sorocaba, v. 19, n. 1, p. 31-60, mar. 2014.

KOTLER, P.; FOX, K. Marketing estratégico para instituições educacionais. São Paulo: Atlas,1994.

MALEQUETA, A. F.; SANTOS, L. S.; PERY, M. R. M. Análise da satisfação acadêmica de estudantes do curso de Educação Física e Desporto do Ensino a Distância da UCM. Educação à Distância, v. 7, n. 1, p. 73-92, 2017.

MARTINS, F. A satisfação acadêmica: Construção de uma escala. Anais do 4º Congresso Galaico-Português de Psicopedagogia, Universidade do Minho, Braga-Portugal, p.188-193, 1998.

MOÇAMBIQUE. Lei 6/92 de 6 de Maio, que regula o Sistema Nacional de Educação em Moçambique, Maputo: Imprensa Nacional, 1992.

MONTEIRO, S.; VASCONCELOS, R. M.; ALMEIDA, L. S. Rendimento académico: influência dos métodos de estudo. Actas do VIII Congresso Galaico-Português de Psicopedagogia. Braga: Universidade do Minho, 2005.

OLIVER, R. L. A Cognitive Model of the Antecedents and Consequences of Satisfaction Decisions. Journal of Marketing Research, v. 17, p. 460-469, 1980.

PASWAN, A. K.; YOUNG, J. A. Student Evaluation of Instructor: A Nomological Investigation Using Structural Equation Modeling. Journal of Marketing Education, v. 24, n. 3, p.193–202, 2002.

PENNINGTON, D. C.; ZVONKOVIC, A. M.; WILSON, S. L. Mudanças na faculdade: Satisfação através de um período lectivo. Washington, 1989.

PIKE, G. R. The Effects of Background, Coursework, and Involvement on Student’s Grades and Satisfaction. Research in Higher Education, v. 32, n. 1, p. 15-30, 1991.

RAMOS, A. M.; BARLEM, J. G. T.; LUNARDI, V. L.; BARLEM, E. L. D.; SILVEIRA, R. S.; BORDIGNON, S. S. Satisfação com a experiência académica entre estudantes de graduação em enfermagem. Texto Contexto Enferm., Florianópolis, v. 24, n. 1, p.187-95, 2015.

RAMOS, A. M.; TOMASCHEWSKI-BARLEM, J. G.; LUNARDI, V. L.; BARLEM, E. L. D.; SCHMIDT, L. G.; NOGARIO, A. C. D. Determinantes da satisfação com a experiência acadêmica entre estudantes de graduação em enfermagem. Rev. enferm. UERJ, v. 24, n. 4, p. 1-6, 2016.

RIBEIRO, M. I. B.; FERNANDES, A. J. G.; CORREIA, T. I. G. Satisfação com a vida académica em estudantes do ensino superior público português. Egitania Sciencian, n. 12 p.63-79, 2013.

RICHARDSON, R. J. et al. Pesquisa Social: Métodos e Técnicas, 3. ed. São Paulo: Atlas, 1999.

RODRIGUES, A. S. S.; LIBERATO, G. B. Fatores determinantes da satisfação com a experiência acadêmica. RPCA, Rio de Janeiro: v. 10, n. 2, p. 18-33, 2016.

ROWLEY, J. Projectando questionários feedback dos alunos: Garantia de Qualidade na Educação. v. 11, 2003.

SANTOS, M. A. C.; ROMEIRO, V. A satisfação com a experiência acadêmica influencia a relação de confiança comportamental com a instituição? Revista Brasileira de Ensino Superior, v. 3, n. 1, p. 78-97, 2017.

SCHLEICH, A. L. R.; POLYDORO, S. A. J.; SANTOS, A. A. A. Escala de satisfação com a experiência acadêmica de estudantes do ensino superior. Avaliação Psicológica, v. 5, n. 1, p. 11-20, 2006.

SEVERINO, A. J. A busca do sentido da formação humana: tarefa da Filosofia da Educação. Educação e Pesquisa, v. 32, n. 3, p. 619-634, 2006.

SILVA, F. Q.; LIMA-FILHO, D. O.; SAUER, L.; REINERT J. N. Fatores Discriminantes no Grau de Satisfação de Estudantes de Administração. Revista de Economia e Administração, v.11, n. 1, p. 28-45, 2012.

SILVA, V. L. S.; CHIQUTO, N. C.; ANDRADE, R. A. P. O.; BRITO, M. F. P.; CAMELO, S. H. H. Fatores de estresse no último ano do curso de graduação em enfermagem: percepção dos estudantes. Rev. Enferm., UERJ, v. 19, n. 1, p. 121-6, 2011.

SISTO, F. F.; MUNIZ, M.; BARTHOLOMEU, D.; PASETTO, N. S. V.; OLIVEIRA, A. F.; LOPES, W. M. G. Estudo para a construção de uma escala de satisfação académica para universitários. Avaliação Psicológica, v. 7, n. 1, p. 45-55, 2008.

SOARES, A. P. C.; VASCONCELOS, R. M.; ALMEIDA, L. S. Adaptação e Satisfação na Universidade: Apresentação e validação do Questionário de Satisfação Académica. Contextos e dinâmicas da vida acadêmica, Guimarães: Universidade do Minho, p. 152-165, 2002.

SOUZA, S. A.; ALVES, F. M. S.; BUSS, R. N. Satisfação de Estudantes do Curso de Graduação em Administração na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração, Rio de Janeiro: ANPAD, 2008.

SOUZA, S. A.; REINERT, J. N. Avaliação de um curso de ensino superior através da satisfação/insatisfação discente. Avaliação, Campinas; Sorocaba, v. 15, n. 1, p. 159-176, mar. 2010.

TAVARES, J.; HUET, I. Sucesso académico no ensino superior: um olhar sobre o professor universitário. Universidade Técnica de Lisboa. Lisboa, 2001.

TAVEIRA, M. C. Sucesso no Ensino Superior: uma questão de adaptação e de desenvolvimento vocacional. Porto: Porto Editora, 2000.

TERENCE, A. C. F.; FILHO, E. E. Abordagem quantitativa, qualitativa e a utilização da pesquisa-ação nos estudos organizacionais. XXVI ENEGEP - Fortaleza, CE, Brasil, 9-11 out., p. 1-9, 2006.

TONTINI, G.; WALTER, S. A. Antecedentes da Qualidade Percebida de um Curso de Administração: uma abordagem não linear. Revista Brasileira de Gestão de Negócios, v. 13, n. 40, p. 264-280, 2011.

VENTURINI, J.; PEREIRA, B. A. D.; VIEIRA, K. M.; MILACH, F. Satisfação dos alunos do curso de Ciências Contábeis da UNIFRA. VIII Congresso USP Controladoria e Contabilidade, 2008.




DOI: https://doi.org/10.18256/2447-3944.2018.v4i1.2239

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




e-ISSN: 2447-3944

 Licença Creative Commons
A Revista Brasileira de Ensino Superior está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Indexadores

DOAJ.jpg logos_DOI_CrossRef_CrossChek.png  
  REDIB  Diadorim.jpg
     
logos_DOI_CrossRef_CrossChek.png