A dinâmica da maldade e as condições objetivas do Bullying na escola

Volnei Fortuna, Marisa Ignes Orsolin Morgan, Zaira de Oliveira Canci

Resumo


Este artigo reconstrói a análise desenvolvida por Philip Zimbardo que considera a influência das circunstâncias e situações sociais como fatores determinantes para o comportamento humano. Tem como objetivo compreender os motivos que levam os sujeitos se portarem a outrem de formas diferentes em determinados contextos ou situações sociais, considerando as ambiguidades do comportamento humano. A questão nuclear da análise gira em torno de mecanismos que possibilitam pessoas comuns procederem erradamente e cometerem atos impensados. Zimbardo apresenta situações em que a iniciativa individual é influenciada pelas circunstâncias sociais. Desenvolve experimentos que simulam situações do dia a dia, prevalecendo mecanismos como os da desindividuação, desumanização e inação. Direcionando teoricamente à análise do fenômeno bullying no contexto escolar, apontaremos condições objetivas que possibilitam atitudes violentas características deste fenômeno e a influência da instituição escolar e do grupo como determinantes no comportamento de jovens e crianças. A pesquisa é uma revisão bibliográfica, seguindo o método analítico e sistemático sobre Zimbardo, autor que se aproxima das ideias defendidas por Theodor W. Adorno quanto à importância de tornar conscientes os mecanismos que influenciam e possibilitam as pessoas cometerem atrocidades. Ambos os autores convergem em pontos comuns quanto à força de influência do coletivo na iniciativa individual e a necessidade de tornar conscientes estes mesmos mecanismos.


Palavras-chave


Mal; Bem; Desindividuação; Anonimato; Bullying; Escola

Texto completo:

PDF HTML

Referências


ADORNO, Theodor W. Educação e Emancipação. São Paulo: Paz e Terra, 1995.

LEÃO, Letícia Gabriela Ramos. O fenômeno do bullyng no ambiente escolar. Revista Facevv, nº 4, p. 119-135, Jan/junho 2010. Disponível http://www.facevv.edu.br/Revista/04/. Acessado em 04 de fevereiro de 2014.

SALDANHA, Alexandre. Bullyng a origem do mal.Editora On line Corujito, 2012. E-book disponível: http://pt.slideshare.net/nilfernandes1/e-book-bullying-a-origem-do-mal-by-alexandre-saldanha . Acessado em 04 de fevereiro de 2014.

SALGADO, Gisele Mascarelli. O bullying como prática de desrespeito social: Um estudo sobre a dificuldade lidar com o bullying escolar no contexto do Direito. Disponível:http://www.ambitojuridico.com.br/site/index.php?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=8172 . Acessado 09 de fevereiro de 2014.

ZIMBARDO, P. Investigando a dinâmica social: desindividuação, desumanização e o mal da inação. In: O efeito Lúcifer: como pessoas boas se tornam más. Rio de Janeiro: Record, 2013. p. 416-453.




DOI: https://doi.org/10.18256/2447-3944.2017.v3i3.2108

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




e-ISSN: 2447-3944

 Licença Creative Commons
A Revista Brasileira de Ensino Superior está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Indexadores

DOAJ.jpg logos_DOI_CrossRef_CrossChek.png  
  REDIB  Diadorim.jpg
     
logos_DOI_CrossRef_CrossChek.png