Orientação de estágio em Administração: aproximando teoria e prática?

Sheila Patrícia Ramos Beckhauser, Júlio Cesar Lopes de Souza, Iara Regina dos Santos Parisotto, Maria José Carvalho de Souza Domingues

Resumo


Este estudo buscou investigar o processo de orientação de estágio na perspectiva de professores e estudantes em um Curso de Administração. Para tanto, realizou-se uma pesquisa exploratória e descritiva, conduzida sob abordagem mista, com fases qualitativa e quantitativa. Os dados foram coletados por meio de questionário elaborado com perguntas abertas e fechadas e aplicado em 2015. A população da pesquisa envolve docentes e discentes do curso de Administração da disciplina Estágio Supervisionado. A amostra foi composta por 299 discentes e 20 docentes. Entre os resultados encontrados constata-se que os estudantes realizam o trabalho de estágio, em grande parte, em casa e nos finais de semana. Além disso, os professores destacaram que as principais dificuldades dos estudantes são quanto ao conhecimento das normas técnicas, revisão da literatura e interpretação de texto. Conclui-se com este estudo que, apesar de os estudantes considerarem o seu desempenho no trabalho e a orientação dos professores entre bom e ótimo, há muito ainda para ser melhorado, tanto por parte do estudante quanto do professor.


Palavras-chave


Estágio supervisionado; Orientação de estágio; Administração

Texto completo:

PDF HTML

Referências


ALBUQUERQUE, L. S.; SILVA, E. M. Pontos positivos e negativos do estágio na formação profissional dos estudantes de Ciências Contábeis da cidade de Caruaru – PE. In: Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração – Enanpad, 30., 2006, Salvador. Anais… Rio de Janeiro: Anpad, 2006.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 14724: informação e documentação: trabalhos acadêmicos: apresentação. Rio de Janeiro, 2011.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6022: informação e documentação: artigo em publicação periódica científica impressa: apresentação. Rio de Janeiro, 2002.

CASTRO, C. M. A profissionalização do administrador e o amadorismo dos cursos. Rev. Adm. Emp, v. 14, n. 2, 1974

CRESWELL, J. W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. Porto Alegre: Artmed, 2010.

FÁVERO, M. L. A. Universidade e Estágio Curricular: subsídios para discussão. In: _____. Formação de professores: pensar e fazer. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2001.

FESTINALLI, R. C.; CANOPF, L.; BERTUOL, O. Inquietações sobre o estágio supervisionado e a formação do administrador. In: Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração – Enanpad, 31., 2006, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: Anpad, 2007.

FREY, M. R.; FREY, I. A. A contribuição do estágio superior na formação do bacharel em Ciências Contábeis. Contab. Vista & Rev., v. 13, n. 1, p. 93-104, 2002.

MARQUES, M. O. A orientação de pesquisa nos programas de pós-graduação. In: BIANCHETTI, L.; MACHADO, A. M. N. (Orgs.) A bússola do escrever: desafios e estratégias na orientação de teses e dissertações. São Paulo: Cortez, 2002.

MARSDEN, R.; TOWNLEY, B. A coruja de Minerva: reflexões sobre a teoria na prática. In: CLEGG, S. R.; HARDY, C.; NORD, W. R. N. (Orgs.) Handbook de estudos organizacionais. São Paulo: Atlas, 2012.

MURARI, J. M. F.; HELAL, D. H. O estágio e a formação de competências profissionais em estudantes de administração. Revista Gestão e Planejamento Salvador, v. 10, n. 2, p. 262-280, 2009.

NASCIMENTO, L. C.; TEODÓSIO, A. S. S. O Estágio diante dos desafios do ensino em Administração: um estudo de caso sobre as percepções de alunos e supervisores. In: Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração – Enanpad, 29., 2005, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: Anpad, 2005.

PICONEZ, S. C. B. (Coord.). A prática de ensino e o estágio supervisionado. Campinas: Papirus, 1991.

REGO, S. M. O.; SILVA, A. B. Reflexões sobre a prática do estágio supervisionado no curso de Administração: limites e possibilidades para o processo de aprendizagem. In: Encontro de Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade – EnEPQ, 4., 2013, Brasília. Anais... Rio de Janeiro: Anpad, 2013.

RIBEIRO, A. D. S.; TOLFO, S. R. Estagiários, vínculos e comprometimento com as organizações concedentes de estágio. Arquivos Brasileiros de Psicologia, v. 63, p. 1-104, Rio de Janeiro, 2011.

ROESCH, S. M. A. Projetos de estágio e de pesquisa em administração: guia para estágios, trabalhos de conclusão, dissertações e estudos de caso. São Paulo: Atlas, 1999.

SAMPIERI, R. H.; COLLADO, C. H.; LUCIO, P. B. Metodologia de pesquisa. 3. ed. São Paulo: McGraw-Hill, 2006.

SAVIANI, D. A pós-graduação em educação no Brasil: pensando o problema da orientação. In: BIANCHETTI, L.; MACHADO, A. M. N. (Orgs.) A bússola do escrever: desafios e estratégias na orientação de teses e dissertações. São Paulo: Cortez, 2002.

VERGARA, S. C. Projetos e relatórios de pesquisa em administração. 14. ed. São Paulo: Atlas, 2013.

ZILBERMANN, R. Orientação: a aventura compartilhada. In. BIANCHETTI, L.; MACHADO, A. M. N. (Orgs.) A bússola do escrever: desafios e estratégias na orientação de teses e dissertações. São Paulo: Cortez, 2002.




DOI: https://doi.org/10.18256/2447-3944/rebes.v7n1p56-77

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




e-ISSN: 2447-3944

 Licença Creative Commons
A Revista Brasileira de Ensino Superior está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Indexadores

DOAJ.jpg logos_DOI_CrossRef_CrossChek.png  
  Diadorim.jpg   
     
logos_DOI_CrossRef_CrossChek.png