A docência no ensino superior: reflexões e perspectivas

Rúbia Emmel, Alexandre José Krul

Resumo


Este artigo parte de estudos realizados no componente curricular “Ensino Superior: perspectivas da ação docente”, durante um Curso de Doutorado em Educação. O estudo teve o objetivo de refletir sobre a docência no Ensino Superior, considerando a indissociabilidade, presente na tessitura, que compõem a tríade: ensino, pesquisa e extensão; e ainda discussões teóricas sobre a formação de professores para o Ensino Superior. Como metodologia de estudo, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, em que buscou-se analisar a docência no Ensino Superior através de questionamentos, que contribuem para (re)pensar acerca das reflexões teóricas apresentadas. Foi possível pensar a docência no Ensino Superior enquanto atuação investigativa e na dimensão da construção coletiva. Nessa mesma direção, cabe ressignificar o lugar da pesquisa no Ensino Superior e ainda rearticular e recuperar a relação entre o ensino e a pesquisa. O ensino foi pensado para além da instrumentalização técnica, apostando na formação pedagógica e na necessidade de pesquisa também no ensino. Desse modo, entendemos o docente no Ensino Superior como profissional reflexivo, crítico e competente, voltado a transformação da sociedade, de seus valores e de suas formas de organização do trabalho; cuidadoso do aperfeiçoamento da docência buscando a integração de saberes complementares; que reconhece a docência como um campo de conhecimentos específicos; com atitude de flexibilidade, abertura, capacidade de lidar com o imprevisto e o novo.

Palavras-chave


Docência; Ensino superior; Ensino; Pesquisa; Extensão

Texto completo:

PDF HTML

Referências


ALMEIDA, M. I. Formação do professor do ensino superior: desafios e políticas institucionais. São Paulo: Cortez, 2012.

BOLZAN, D. P. V.; POWACZUK, A. C. H. Docência universitária: a construção da professoralidade. Revista Brasileira de Formação de Professores (RBFP), v. 1, n. 3, p. 90-104, 2009. Disponível em: . Acesso em 16 jul. 2012.

BOLZAN, D. P. V. Formação de professores: compartilhando e reconstruindo conhecimentos. Porto Alegre: Mediação, 2002.

BROILO, C. L. (Con)formando o trabalho docente: a ação pedagógica na universidade. In: LEITE, D.; GENRO, M. E. H.; BRAGA, A. M. S. (Orgs.). Inovações e pedagogia universitária. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2011.

COSTA, J. S. Docência no Ensino Superior: professor aulista ou professor pesquisador?. In: Caderno discente do Instituto Superior de Educação. Aparecida de Goiânia, ano 2, n. 2, p. 41-61, 2008.

FERENC, A. V. F.; SARAIVA, A. C. L. C. Os professores universitários, sua formação pedagógica e suas necessidades formativas. In: DALBEN, Â. I. L. F. Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente. Belo Horizonte: Autentica, 2010.

FRANCO, M. E. D. P.; GENTIL, H. S. Identidades do professor de ensino superior: questões no entrecruzar de caminhos. In: FRANCO, M. E. D. P.; KRAHE, E. D. (Orgs.). Pedagogia universitária e áreas de conhecimento. Porto Alegre: EdiPucrs, Série RIES/PRONEX, v. 1, p. 39-58, 2007.

ISAIA, S. M. A.; BOLZAN, D. P. V. Movimentos construtivos da docência / aprendizagem: tessituras formativas. In: Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino – Endipe, 15., 2010, Belo Horizonte. Anais... Belo Horizonte: Endipe, 2010.

LEITE, D.; GENRO, M. E. H.; BRAGA, A. M. S. Inovações pedagógicas e demandas ao docente na universidade. In: LEITE, D.; GENRO, M. E. H.; BRAGA, A. M. S. (Orgs.). Inovações e pedagogia universitária. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2011.

MACIEL, A. M. R. Aprendizagem docente na educação superior: construindo redes de formação. In: Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino – Endipe, 15., 2010, Belo Horizonte. Anais... Belo Horizonte: Endipe, 2010

PÉREZ GÓMEZ, Á.; SACRISTÁN, J. G. Compreender e transformar o ensino. 4. ed. Porto Alegre: Artmed, 1998.

PIMENTA, S. G.; ANASTASIOU, L. G. C. Docência no ensino superior. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2010.

PRYJMA, M. F. O professor do ensino superior e a pesquisa. In: Seminário Redestrado - Nuevas Regulaciones em América Latina, 7., 2008, Buenos Aires. Anais... Buenos Aires, 2008.

SERRANO, R. M. S. M. Conceitos de extensão universitária: um diálogo com Paulo Freire. Grupo de Pesquisa em Extensão Popular, v. 13, n. 8, 2013. Disponível em: . Acesso em: 17 jun. 2012

SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico. 23. ed. São Paulo: Cortez, 2007.

VEIGA, I. P. A. Docência universitária na educação superior. Docência na educação superior. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira, 2006.

WIELEWICKI, H. G. Prática de ensino e formação docente. In: LEITE, D.; GENRO, M. E. H.; BRAGA, A. M. S. (Orgs.). Inovações e pedagogia universitária. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2011.

ZEICHNER, K. Formando professores reflexivos para uma educação centrada no aprendiz: possibilidades e contradições. In: ESTEBAN, M. T.; ZACCUR, E. (Orgs.). Professora-pesquisadora: uma práxis em construção. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.




DOI: http://dx.doi.org/10.18256/2447-3944/rebes.v7n1p42-55

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




e-ISSN: 2447-3944

 Licença Creative Commons
A Revista Brasileira de Ensino Superior está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Indexadores

Diadorim.jpg logos_DOI_CrossRef_CrossChek.png