O ensino e a aprendizagem de Cálculo Diferencial e Integral: características e interseções no centro-oeste brasileiro

Karly Barbosa Alvarenga, Raquel Carneiro Dorr, Vanda Domingos Vieira

Resumo


Este trabalho objetiva apresentar os índices de aprovação, reprovação e cancelamento da disciplina de Cálculo Diferencial e Integral em três instituições de ensino superior do Centro-Oeste brasileiro e, além disso, mapear ações desenvolvidas por essas universidades que visem dar subsídios aos estudantes para aprenderem os conteúdos ensinados na referida disciplina. Os dados foram coletados por meio de informações fornecidas pelas Pró-reitorias de Graduação e de entrevistas realizadas com os docentes. As reflexões levantadas se enquadram nas discussões realizadas a partir da Cultura Escolar de Viñao (2008). Observou-se que a cultura escolar, nas três universidades, é muito parecida e que elas desenvolvem ações, buscando qualificar a aprendizagem do Cálculo para, desse modo, diminuir a reprovação.


Palavras-chave


Cálculo diferencial e integral; Universidades; Ensino; Aprendizagem; Cultura escolar

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DOI: https://doi.org/10.18256/2447-3944/rebes.v2n4p46-57

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