Considerações acerca da disciplina de história da matemática nas universidades cearenses: desvendando uma prática docente

Ana Carolina Costa Pereira, Ana Maria Silva Guedes

Resumo


As matrizes curriculares dos atuais cursos de Licenciatura em Matemática apresentam recorrentemente a disciplina de História da Matemática em consonância com as diretrizes regulamentares oficiais, procurando efetivar seus ajustamentos de acordo com as tendências ventiladas no âmbito das pesquisas em Educação Matemática. Apesar dos avanços, ainda se faz necessário incrementar as discussões entre os docentes da referida disciplina a respeito de aspectos relacionados a como e quando esta precisa ser inserida no currículo, ou ainda, quais metodologias, vertentes, áreas do conhecimento e tendências filosóficas devem ser utilizadas. A partir desta problematização, este artigo propõe analisar a inserção da disciplina de História da Matemática nos cursos de Licenciaturas em Matemática das universidades públicas cearenses, verificando seu movimento em torno da História da Educação Matemática. Para isso, a pesquisa foi dividida em dois momentos distintos: primeiramente, concluiu-se o levantamento e análises sobre informações contidas em boletins informativos, ementas, referências bibliográficas, entre outros documentos dos programas de ensino da disciplina. Na segunda etapa foi realizada a aplicação de questionários e entrevistas com os docentes, as quais foram investigadas de acordo com a Análise Textual Discursiva (ATD), com a finalidade de compreender seus itinerários formativos, suas concepções e saberes docentes, bem como as metodologias e os recursos empregados em suas salas de aula. De um modo geral, apesar de algumas diversidades apresentadas nos programas de ensino da disciplina de História da Matemática e nos questionários aplicados aos docentes, considera-se que os discentes da Licenciatura podem ter uma boa formação nas universidades pesquisadas levando em consideração os dados analisados.


Palavras-chave


História da matemática; Educação matemática; Formação de professores; Análise textual discursiva

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DOI: https://doi.org/10.18256/2447-3944/rebes.v2n4p22-33

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e-ISSN: 2447-3944

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