A avaliação dos acadêmicos de Educação Física da UEG-Eseffego sobre a possibilidade de inter-relação entre a Teoria do Ensino Desenvolvimental e o ensino esportivo

Made Júnior Miranda

Resumo


Esta pesquisa investigou a avaliação que os acadêmicos de Educação Física da ESEFFEGO-UEG fazem da aplicabilidade da Teoria do Ensino Desenvolvimental no campo prático do ensino esportivo. Inicialmente promoveu-se um estudo sistemático com palestra, leituras, vídeos e discussões a respeito dos pressupostos da Teoria do Ensino Desenvolvimental com um grupo de 57 estudantes voluntários. Posteriormente foi feito um levantamento de informações por meio da aplicação de um questionário survey monkey de 10 perguntas semiabertas e abertas disponibilizadas na internet. As análises consideraram os dados coletados via questionário e as abstrações do pesquisador nas discussões com os entrevistados. Em resumo depreendeu-se que os sujeitos pesquisados consideram a Teoria do Ensino Desenvolvimental muito pertinente e oportuna para rever os conceitos de ensino esportivo que estão configurados como hegemônicos e tradicionalistas no campo da Educação Física.

Palavras-chave


Ensino desenvolvimental; Aplicabilidade; Ensino esportivo

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18256/2447-3944/rebes.v2n4p58-69

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




e-ISSN: 2447-3944

 Licença Creative Commons
A Revista Brasileira de Ensino Superior está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Indexadores

Diadorim.jpg logos_DOI_CrossRef_CrossChek.png