A avaliação dos acadêmicos de Educação Física da UEG-Eseffego sobre a possibilidade de inter-relação entre a Teoria do Ensino Desenvolvimental e o ensino esportivo

Made Júnior Miranda

Resumo


Esta pesquisa investigou a avaliação que os acadêmicos de Educação Física da ESEFFEGO-UEG fazem da aplicabilidade da Teoria do Ensino Desenvolvimental no campo prático do ensino esportivo. Inicialmente promoveu-se um estudo sistemático com palestra, leituras, vídeos e discussões a respeito dos pressupostos da Teoria do Ensino Desenvolvimental com um grupo de 57 estudantes voluntários. Posteriormente foi feito um levantamento de informações por meio da aplicação de um questionário survey monkey de 10 perguntas semiabertas e abertas disponibilizadas na internet. As análises consideraram os dados coletados via questionário e as abstrações do pesquisador nas discussões com os entrevistados. Em resumo depreendeu-se que os sujeitos pesquisados consideram a Teoria do Ensino Desenvolvimental muito pertinente e oportuna para rever os conceitos de ensino esportivo que estão configurados como hegemônicos e tradicionalistas no campo da Educação Física.

Palavras-chave


Ensino desenvolvimental; Aplicabilidade; Ensino esportivo

Texto completo:

PDF

Referências


CASTRO, M. H. G. D.; TIEZZI, S. A reforma do ensino médio e a implantação do ENEM no Brasil. In: BROCK, C.; SCHWARTZMAN, S. Os desafios da educação no Brasil. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, p. 119-152, 2012.

DAVYDOV, V. V. Problemas do ensino desenvolvimental - a experiência da pesquisa teórica e experimental na psicologia. Soviet Education, v. 30, n. 8. Tradução de José Carlos Libâneo e Raquel A. M. da Madeira Freitas, 1988.

GIL, A. C. Técnicas de pesquisa social. 4. ed. São Paulo: Atlas, 1994.

LIBÂNEO, J. C. Didática na formação de professores: entre a exigência democrática de formação cultural e científica e as demandas das práticas socioculturais. In: SANTOS, A.; SUANNO, M. V. (Org.). Didática e formação de professores: perspectiva autopoiética. Porto Alegre: Sulina, 2011.

LIBÂNEO, J. C. O declínio da escola pública brasileira: apontamentos para um estudo crítico. In: LOMBARDI, J. C.; SAVIANI, D. (Org.). História, educação e transformação: tendências e perspectivas para a educação pública no Brasil. Campinas: Autores Associados, 2011.

LIBÂNEO, J. C. Teoria histórico-cultural e metodologia de ensino: para aprender a pensar geograficamente. In: XII ENCUENTRO DE GEÓGRAFOS DE AMÉRICA LATINA, Universidad de la República, Montevideo, Uruguay, 2009.

MIRANDA Jr., M. A aprendizagem do voleibol e a formação do conceito sobre o jogo. Motrivivência, v. 26, n. 42, p. 207-221, 2014. Disponível em: < https://doi.org/10.5007/2175-8042 >.

MIRANDA Jr., M. O ensino desenvolvimental e a aprendizagem do voleibol. Fiep Bulletin, v. 85, edição especial, 2013. Disponível em: < http://www.fiepbulletin.net >.

MIRANDA Jr., M.; BAPTISTA, T. J. R. A metodologia do ensino desenvolvimental aplica à educação física. Ciência & compromisso social - implicações na/da educação física e ciências do esporte, 2011.

SAEB. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO - Instituto Nacional de estudos e pesquisas educacionais Anísio Teixeira. Primeiros resultados: médias de desempenho do SAEB em perspectiva comparada. 2015.




DOI: https://doi.org/10.18256/2447-3944/rebes.v2n4p58-69

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




e-ISSN: 2447-3944

 Licença Creative Commons
A Revista Brasileira de Ensino Superior está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Indexadores

DOAJ.jpg logos_DOI_CrossRef_CrossChek.png  
  REDIB  Diadorim.jpg
     
logos_DOI_CrossRef_CrossChek.png