Compreendendo a extensão e sua indissociabilidade com o ensino e a pesquisa no âmbito da educação superior: uma análise qualitativa com o ATLAS.ti

Fábio Roberto Pillatt, Claudir Miguel Zuchi, Cátia Maria Nehring, Maria Cristina Pansera

Resumo


O artigo objetiva, em um primeiro momento, analisar a compreensão de um grupo de professores que atuam na educação superior em relação à extensão e sua indissociabilidade com o ensino e a pesquisa. Diante de tal delimitação, os seguintes questionamentos complementam a discussão: a extensão é compreendida pelo professor como um jeito de ser, uma maneira de dialogar e/ou uma possibilidade de aprender? Que perfil de professor realiza atividades de extensão? A extensão é desenvolvida de forma indissociável com a pesquisa e o ensino ou de forma isolada? Por meio de uma pesquisa empírica, buscou-se delinear o perfil dos professores participantes e sua compreensão em relação à atividade de extensão. A ferramenta ATLAS.ti foi utilizada para a análise qualitativa das informações disponibilizadas pelos professores participantes. A descrição do uso desta ferramenta que propicia a análise textual discursiva também é contemplada neste artigo. As análises apontam a utilização parcial da atividade de extensão na atuação dos professores participantes, especialmente, como exercício de comunicação com a comunidade do entorno da IES e com um caráter assistencialista.


Palavras-chave


Educação superior; Extensão universitária; Indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão; Análise textual discursiva; ATLAS.ti.

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DOI: https://doi.org/10.18256/2447-3944/rebes.v2n3p31-44

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e-ISSN: 2447-3944

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