Compreendendo a extensão e sua indissociabilidade com o ensino e a pesquisa no âmbito da educação superior: uma análise qualitativa com o ATLAS.ti

Fábio Roberto Pillatt, Claudir Miguel Zuchi, Cátia Maria Nehring, Maria Cristina Pansera

Resumo


O artigo objetiva, em um primeiro momento, analisar a compreensão de um grupo de professores que atuam na educação superior em relação à extensão e sua indissociabilidade com o ensino e a pesquisa. Diante de tal delimitação, os seguintes questionamentos complementam a discussão: a extensão é compreendida pelo professor como um jeito de ser, uma maneira de dialogar e/ou uma possibilidade de aprender? Que perfil de professor realiza atividades de extensão? A extensão é desenvolvida de forma indissociável com a pesquisa e o ensino ou de forma isolada? Por meio de uma pesquisa empírica, buscou-se delinear o perfil dos professores participantes e sua compreensão em relação à atividade de extensão. A ferramenta ATLAS.ti foi utilizada para a análise qualitativa das informações disponibilizadas pelos professores participantes. A descrição do uso desta ferramenta que propicia a análise textual discursiva também é contemplada neste artigo. As análises apontam a utilização parcial da atividade de extensão na atuação dos professores participantes, especialmente, como exercício de comunicação com a comunidade do entorno da IES e com um caráter assistencialista.


Palavras-chave


Educação superior; Extensão universitária; Indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão; Análise textual discursiva; ATLAS.ti.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18256/2447-3944/rebes.v2n3p31-44

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




e-ISSN: 2447-3944

 Licença Creative Commons
A Revista Brasileira de Ensino Superior está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Indexadores

Diadorim.jpg logos_DOI_CrossRef_CrossChek.png