Identidade docente nos artigos da ANPEd – 2010/2014

Kelry Alves Gonçalves

Resumo


Neste, apresentamos uma pesquisa referente à identidade docente com o objetivo de analisar e compreender a discussão da temática presente nos artigos publicados na Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), realizadas entre os anos de 2010 e 2014, no Grupo de Trabalho (GT) 8: Formação de Professores, por pertencer às nossas discussões no âmbito da universidade. Procuramos identificar quais os discursos e conceitos sobre a identidade docente e sua articulação econômica, política, social, cultural e histórica dentro do contexto brasileiro. Este artigo foi construído com posicionamento epistemológico na perspectiva dialética, consequentemente, elegemos o materialismo histórico-dialético como perspectiva crítica, uma vez que esse tipo de método exige a construção da visão de totalidade do objeto de estudo. Com essa base metódica, desenvolvemos uma pesquisa do tipo bibliográfica, ou seja, consideramos referências já publicadas. Assim, embasados na consideração que Duarte (2013) traz sobre a identidade como uma transformação constante e, a identidade profissional, como trabalho que tem suas implicações na sociedade capitalista vigente, percebemos esse movimento nos seis artigos levantados sobre identidade docente e, ainda, a consideração da identidade profissional docente dentro de um todo que, ao mesmo tempo que lhe traz associação, também lhe traz diferenciação.


Palavras-chave


Identidade docente. Trabalho. ANPEd.

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DOI: https://doi.org/10.18256/2447-3944/rebes.v2n3p5-17

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e-ISSN: 2447-3944

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