O perfil do leitor acadêmico dos cursos de bacharelado

Margarete Maria Soares Bin

Resumo


A leitura é um tema que envolve preocupação em todos os cantos do mundo. Sabendo disso, a intenção por meio deste artigo é contribuir com avanços sobre a leitura à comunidade acadêmica, em especial a esse perfil de estudantes e a todos que se interessarem sobre o assunto. Não é possível continuar associando leitura somente com ensino fundamental e cursos de licenciatura, é imprescindível um olhar voltado para os estudantes dos cursos de bacharelado, principalmente fazendo-os perceber que por meio da leitura estarão exercitando a pesquisa, poderão participar de forma efetiva da sociedade e ampliarão seus conhecimentos. Outrossim, verifica-se pelas pesquisas bibliográficas apontadas, que há vários motivos pelos quais os estudantes que chegam ao Nível Superior, têm essa lacuna, ou seja, a falta de leitura ou leitura fragmentada. Dentre eles pode-se destacar o meio familiar, social, escolar, falta de incentivo, entre outros fatores. Por isso, o docente deve estar preparado para resgatar e conquistar estudantes leitores, por meio de um trabalho realizado em sua disciplina, especialmente para os iniciantes, pois a intenção é a de motivá-los a ler desde o momento que ingressam na graduação, para que assim se perpetuem. Ainda, buscou-se apontar outras estratégias de como pode-se tentar reverter esse quadro: uso de suporte digital e informações aos estudantes dos benefícios da leitura para toda a vida.

Palavras-chave


Acadêmicos; Leitura; Educação.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18256/2447-3944/rebes.v2n1p75-83

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




e-ISSN: 2447-3944

 Licença Creative Commons
A Revista Brasileira de Ensino Superior está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Indexadores

Diadorim.jpg logos_DOI_CrossRef_CrossChek.png