O perfil do leitor acadêmico dos cursos de bacharelado

Margarete Maria Soares Bin

Resumo


A leitura é um tema que envolve preocupação em todos os cantos do mundo. Sabendo disso, a intenção por meio deste artigo é contribuir com avanços sobre a leitura à comunidade acadêmica, em especial a esse perfil de estudantes e a todos que se interessarem sobre o assunto. Não é possível continuar associando leitura somente com ensino fundamental e cursos de licenciatura, é imprescindível um olhar voltado para os estudantes dos cursos de bacharelado, principalmente fazendo-os perceber que por meio da leitura estarão exercitando a pesquisa, poderão participar de forma efetiva da sociedade e ampliarão seus conhecimentos. Outrossim, verifica-se pelas pesquisas bibliográficas apontadas, que há vários motivos pelos quais os estudantes que chegam ao Nível Superior, têm essa lacuna, ou seja, a falta de leitura ou leitura fragmentada. Dentre eles pode-se destacar o meio familiar, social, escolar, falta de incentivo, entre outros fatores. Por isso, o docente deve estar preparado para resgatar e conquistar estudantes leitores, por meio de um trabalho realizado em sua disciplina, especialmente para os iniciantes, pois a intenção é a de motivá-los a ler desde o momento que ingressam na graduação, para que assim se perpetuem. Ainda, buscou-se apontar outras estratégias de como pode-se tentar reverter esse quadro: uso de suporte digital e informações aos estudantes dos benefícios da leitura para toda a vida.

Palavras-chave


Acadêmicos; Leitura; Educação.

Texto completo:

PDF

Referências


AQUINO, M. A. Leitura e produção: desvelando e (re)construindo textos. João Pessoa: Editora Universitária, 2000.

BUARQUE, C. A aventura da universidade. São Paulo: Editora da UNESP; Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1994.

BURLAMAQUE, F. V. Os primeiros passos na constituição de leitores autônomos: a formação do professor. In: TURCHI, M. Z.; SILVA, V. M. T. (Orgs.). Leitor formado, leitor em formação: a leitura literária em questão. São Paulo: Cultura Acadêmica; Assis, SP: ANEP, 2006.

CARAVANTES, G. R. Leitura dinâmica e aprendizagem. 2. ed. Porto Alegre: AGE, 2006.

COSSON, R. Entrevista com o Dr. Rildo Cosson. Revista Práticas de Linguagem. v. 4, n. 2, jul./dez. 2014. Entrevista concedida a Begma Tavares Barbosa.

COSSON, R. Letramento literário: teoria e prática. São Paulo: Editora Contexto, 2009.

FAILLA, Z. (Org.) Retratos da leitura no Brasil 3. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2012.

MAIA, R. T. A importância da disciplina de metodologia científica no desenvolvimento de produções acadêmicas de qualidade superior. Revista Urutaguá, PR, n. 14, 2008.

MELLO, L. A. A onda maldita: como nasceu a Fluminense. FM. Niterói: Arte & Ofício, 1992.

PETIT, M. A arte de ler ou como resistir à adversidade. Editora 34, 2009.

PETIT, M. Os jovens e a leitura: uma nova perspectiva, São Paulo: Editora 34, 2008, 192 p.

PETIT, M. Un arte que se transmite. Passo Fundo, 2006, p. 99-116.

PIRES, E. A. N. A importância do hábito da leitura na Universidade. Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianópolis, v. 17, n. 2, p. 365-381, jul./dez., 2012.

PORTAL BRASIL. Ensino superior - Dados IBGE 2014. Disponível em: < www.brasil.gov.br >. Acesso em: jan. 2016.

RETTENMAIER, M. Sub-40, sub-20 e subzero: a literatura e a leitura em tempos de telas. In: RETTENMAIER, M., ROSING, T. (Org). Questões de ficção contemporânea. Passo Fundo: UPF Editora, 2013, p. 142.

REZENDE, L. A. Leitura na graduação. Dossiê Temático Práticas de Leitura e Escrita. v. 6, n. 8, UESB, Bahia, 2010.

ROSING, T.; RETTENMAIER; M. Arte e tecnologia: novos desafios na trajetória da formação de leitores. Passo Fundo: UPF Editora, 2010.

ROSING, T. M. K. Esse Brasil que não lê. In: FAILLA, Z. (Org.). Retratos da leitura no Brasil 3. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo: Instituto Pró-Livro, 2012. p. 93-106.

SANTAELLA, L. Comunicação ubíqua. Paulus, São Paulo, 2013.

SANTOS, A. M. M. C.; SOUZA, R. J. Andersen e as estratégias de leitura-atividades práticas no cotidiano escolar. São Paulo: Mercado de Letras, 2011.

ZILBERMAN, R. A escola e a leitura da literatura. In: ZILBERMAN, R.; ROSING, T. M. K. R. (Org.). Escola e leitura: velha crise, novas alternativas. São Paulo: Global, 2009, p. 17-39.

ZILBERMAN, R. A leitura e o ensino da literatura. Curitiba: IBPEX, 2012.




DOI: https://doi.org/10.18256/2447-3944/rebes.v2n1p75-83

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




e-ISSN: 2447-3944

 Licença Creative Commons
A Revista Brasileira de Ensino Superior está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Indexadores

DOAJ.jpg logos_DOI_CrossRef_CrossChek.png  
  REDIB  Diadorim.jpg
     
logos_DOI_CrossRef_CrossChek.png