Políticas Editoriais

Foco e Escopo

A Revista Brasileira de Ensino Superior visa disseminar e promover a produção científica relacionada ao tema da educação superior. Publica trabalhos originais escritos em português, inglês e espanhol. É um periódico online, trimestral e que recebe artigos em fluxo contínuo. A REBES valoriza o diálogo interdisciplinar, entrelaçando a área do ensino e da educação superior com distintos campos de produção do conhecimento.

Dentre outros temas, a Revista aceita trabalhos sobre o Ensino Superior referentes a: aprendizagem, arte e educação, avaliação, currículo, didática, docência, educação à distância, educação ambiental, educação especial, educação inclusiva, educação matemática, estágio curricular, formação de professores, gestão educacional, história da educação, identidade docente, inovação pedagógica, internacionalização, leitura e escrita, pesquisa, planejamento educacional, políticas educacionais, práticas de ensino, psicologia de educação, tecnologias aplicadas a educação.

A REBES desresponsabiliza-se por conceitos e opiniões enunciados pelos autores dos trabalhos publicados, pois esses não refletem, necessariamente, a opinião de sua equipe.

 

Políticas de Seção

Artigos

Nessa seção são aceitos artigos resultantes de pesquisas empíricas ou teóricas relacionados ao tema do ensino superior.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Relato de experiência

Nessa seção são aceitos artigos que relatam e analisam experiências desenvolvidas no ensino superior.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

Todos os trabalhos (artigos e relatos de experiência) enviados para a REBES são submetidos a um processo de avaliação. Inicialmente, os trabalhos são analisados pelo(a) editor(a) que avalia seu alinhamento com as áreas temáticas da revista descritas em suas Políticas Editoriais. Também é verificado o cumprimento às normas para publicação descritas nas Diretrizes para Autores.

Posteriormente, os trabalhos são encaminhados para uma avaliação às cegas por dois pesquisadores da área, sendo a identidade, tanto dos autores, quanto dos avaliadores, oculta para ambas as partes. A REBES conta com um banco de avaliadores que atuam em diversas áreas temáticas.

Em caso de divergência entre os pareceres, o trabalho será enviado para um terceiro avaliador. A partir desses pareceres será dado o retorno aos autores sobre seu trabalho, com os devidos encaminhamentos. Os artigos avaliados pelos pareceristas poderão receber as seguintes recomendações:

a) publicação aprovada;

b) publicação aprovada após o desenvolvimento de alguns ajustes sugeridos: neste caso, o editor-chefe (e se necessário os avaliadores iniciais) verificará a versão final e poderá solicitar novos ajustes;

c) publicação recusada.

 

Ao realizar a avaliação dos artigos ou relatos de experiência os avaliadores levarão em consideração o formulário de avaliação.

 

 

Periodicidade

A REBES é uma publicação trimestral. A primeira edição corresponderá aos meses de janeiro-março, a segunda aos meses de abril-junho, a terceira aos meses de julho-setembro e, a quarta aos meses de outubro-dezembro.

 

Política de Acesso Livre

A REBES é um periódico de acesso livre e imediato ao seu conteúdo. Ao disponibilizar de maneira online e gratuita o conhecimento científico ao seu público, a REBES contribui para com a democratização do conhecimento. 

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...

 

Dados Internacionais de Catalogação na Publicação (CIP)