Análise de laudos odontolegais emitidos pelo departamento médico legal de Porto Alegre-RS

Fernanda Zilio, Alexandre Basualdo

Resumo


Objetivo: É incontestável que nas ultimas décadas a Odontologia Legal vem se sobressaindo, destacando-se a importância do cirurgião-dentista nas técnicas de identificação utilizadas em Odontologia Forense. O presente trabalho teve como objetivo um levantamento bibliográfico a respeito da odontologia legal e seus meios de identificação humana. Também apresenta um levantamento de laudos de 2003 a 2005 e de 2007 até agosto de 2013, no Departamento Médico-Legal de Porto Alegre- RS (DML), a fim de verificar o número de laudos odontolegais emitidos, assim como uma análise dos últimos 5 anos evidenciando o sexo e a causa da morte.
Materiais e Métodos: foram analisados os laudos de necropsia dos últimos 10 anos do DML, totalizando 2.700 laudos. Pesquisaram-se as identificações ante-mortem e post-mortem e, o número de laudos emitidos por ano. Simultaneamente analisou-se os laudos dos últimos 5 anos evidenciando o sexo e a causa da morte.
Resultados: conclui-se que o sexo masculino é predominante nos laudos, assim como o agravante de homicídio. Ademais, os meses com maior emissão foram os de dezembro e janeiro. O método mais utilizado para identificação foi a comparação ante-mortem, post-mortem. Destaca-se, também, a necessidade de correta elaboração e preenchimento do prontuário odontológico, assim como, informações completas dos laudos odontolegais e a necessidade de um sistema amplo com arquivamento de todos os pareceres.

Palavras-chave


Antropologia forense; Odontologia Legal; Odontologia

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18256/2238-510X/j.oralinvestigations.v2n2p20-26

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Journal of Oral Investigations - JOI (ISSN 2238-510X)
Faculdade Meridional – IMED – www.imed.edu.br
Rua Senador Pinheiro, 304 – Bairro Cruzeiro, 99070-220 – Passo Fundo - RS - Brasil 
Tel.: +55 54 3045 6100

 Licença Creative Commons

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

 Indexadores

 Diadorim.jpg logos_DOI_CrossRef_CrossChek.png