Periodontite crônica em pacientes adultos fumantes e não fumantes

Dayse Rita Dal Zot Von Meuzel

Resumo


Objetivo: Verificar o grau de severidade da doença periodontal em pacientes fumantes e não fumantes que buscaram atendimento na Clínica de Odontologia da Faculdade Meridional IMED.

Métodos: Foi realizada uma pesquisa, através da coleta e análise de dados de todos os prontuários dos pacientes que buscaram tratamento odontológico no período de agosto de 2011 a abril de 2013. Foram selecionados pacientes adultos, com idade de 30 a 59 anos, portadores de periodontite crônica, associada ou não ao fumo. Os dados foram analisados por estatística descritiva de frequência.

Resultados: Foram selecionados 57 prontuários, sendo 22 fumantes e 35 não fumantes. A análise estatística pelo teste Qui-Quadrado demonstrou associação estatisticamente significante (p = 0,011) entre pacientes fumantes e periodontite grave, o que não aconteceu com os pacientes não fumantes.

Conclusão: Sendo assim, foi possível concluir que pacientes fumantes apresentaram maior perda de inserção clínica, resultando em periodontite grave. É importante que o cirurgião-dentista saiba observar, tratar e, principalmente, auxiliar os pacientes fumantes na cessação deste hábito.


Palavras-chave


Periodontite; Fumo; Odontologia

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.18256/2238-510X/j.oralinvestigations.v2n2p9-13

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Journal of Oral Investigations - JOI (ISSN 2238-510X)
Faculdade Meridional – IMED – www.imed.edu.br
Rua Senador Pinheiro, 304 – Bairro Cruzeiro, 99070-220 – Passo Fundo - RS - Brasil 
Tel.: +55 54 3045 6100

 Licença Creative Commons

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

 Indexadores

 Diadorim.jpg logos_DOI_CrossRef_CrossChek.png